logotipo ence

 

Seminario
PTEP
Seloge.
processo_seletivo.
SAS
Horario
Ence 60 anos
1/7 
start stop bwd fwd

 isi2017
 
 
 Vesamp

Seminário Ence: A Geografia da financeirização: aspectos metropolitanos recentes do endividamento imobiliário urbano

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

A Geografia da financeirização: aspectos metropolitanos recentes do endividamento imobiliário urbano

Palestrante
Flávia Elaine da Silva Martins
Universidade Federal Fluminense

Dia: 03/04/2017 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: A presente pesquisa aborda geograficamente o endividamento imobiliário urbano nas metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro. Este endividamento é compreendido aqui como resultante de um conjunto de transformações que vem se apresentando desde meados da década de 90, englobando desde a criação do Sistema Financeiro de Habitação, passando pela presença da Lei de Alienação Fiduciária até a estruturação da securitização das dívidas imobiliárias. Neste contexto, o endividamento imobiliário vem criando uma forma de conexão cada vez mais intensa entre a crise do modo de vida urbano nas metrópoles brasileiras e a remuneração do capital financeiro mundializado, sob um regime de precarização das relações de trabalho, intensificado a partir do elemento coercitivo da dívida. Esta pesquisa busca compreender qual a expressão geográfica desde endividamento, reunindo e agrupando dados que revelem em quais municípios ocorrem as maiores incidências de imóveis leiloados, quais as características destes imóveis, além de checar em quais proporções os mesmos se encontram ou não ocupados. Para o Rio de Janeiro, o desafio é compreender estes dados considerando o contexto de transformações ocorridas na última década, tendo em vista novos eixos de transporte, com a reestruturação do sistema viário, a partir do Arco Metropolitano, novas centralidades anunciadas, tais como o Comperj, dentre outros.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro