logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence: Mudança Social e Pobreza no Brasil 1992 a 2014: uma agenda de pesquisa para análise do papel das Políticas Sociais, da Gestão e das Estatísticas Públicas

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Mudança Social e Pobreza no Brasil 1992 a 2014: uma agenda de pesquisa para análise do papel das Políticas Sociais, da Gestão e das Estatísticas Públicas
 
Palestrante
Paulo de Martino Jannuzzi
ENCE/IBGE

Dia: 20/03/2017 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: Diversos relatórios de agências internacionais, publicações do IBGE e IPEA e estudos elaborados por diversos pesquisadores no país trazem evidências de que o Brasil passou por mudanças sociais significativas ao longo dos últimos vinte cinco anos, em particular no período de 2004 a 2014. Nesse período, observa-se uma diminuição sistemática e sustentada da pobreza, da insegurança alimentar e da desigualdade social ao longo dos anos, mesmo em momentos de conjuntura econômica menos favoráveis. Tais avanços, muito longe de serem resultado natural das forças do mercado ou do boom das commodities no comércio internacional nos anos 2000, foram consequência de um deliberado esforço de políticas públicas desenhadas e ajustadas ao longo de vários anos para esse fim. A apresentação tem, pois, o propósito de trazer evidências empíricas de aspectos da mudança social no país de 1992 a 2014, e interpretá-las como efeitos conjugados da combinação virtuosa de decisões políticas no campo econômico, social e institucional. Apresenta-se, em seções sucessivas as tendências da pobreza monetária, da desigualdade e da pobreza multidimensional ao longo do período mencionado. Ademais, ao longo da exposição se apresentará temas e problemáticas para pesquisas futuras, em especial sobre o papel e contribuição das Políticas Sociais, dos instrumentos de Gestão e da disponibilidade das Estatísticas Públicas.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro