logotipo ence

 

processo_seletivo.
SAS
Seminario
Seloge.
Horario
PTEP
Ence 60 anos
1/7 
start stop bwd fwd

 congresso isi.fw
 
 
 iase2015

Seminário Ence: Matizes do agronegócio: implicações sociodemográficas e ambientais em Mato Grosso

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Matizes do agronegócio: implicações sociodemográficas e ambientais em Mato Grosso

Palestrante
Renata Spolti Leão
ENCE

Dia: 28/11/2016 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: O Centro-Oeste é a região onde há a maior concentração do agronegócio, sendo Mato Grosso o principal produtor de commodities agrícolas do Brasil. O intenso crescimento populacional e o desenvolvimento econômico deste estado tiveram como base as políticas do governo militar para a consolidação de fronteiras com o apoio de empresas de capital. Os vultosos investimentos em infraestrutura, com a abertura de grandes eixos rodoviários, a modernização da agricultura e a abertura de mercados para grandes empresas, impulsionou Mato Grosso rumo a um modelo de produção que demanda pouca mão de obra e apresenta alta dependência tecnológica, favorecendo a concentração fundiária e causando sérios impactos ambientais. Apesar de ter a agropecuária como base econômica, apenas uma reduzida parcela da população mato-grossense ainda reside no campo, o que pode refletir o modelo econômico adotado. A intenção, portanto, é de discutir alguns aspectos do modelo de agronegócio em MT e as suas implicações demográficas e socioambientais.

 
A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro