logotipo ence

 

Seloge.
Pesquisa com Egressos
Seminario.
processo_seletivo.
SAS
Horario
1/6 
start stop bwd fwd

 
 
 Coral Dez 19
 

Seminário Ence: O Desastre Tecnológico da Samarco/Vale/BHP Billiton: acidente ou expressão do padrão operacional da mineração no Brasil?

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

O Desastre Tecnológico da Samarco/Vale/BHP Billiton: acidente ou expressão do padrão operacional da mineração no Brasil?

Palestrante
Rodrigo Salles Pereira dos Santos
UFRJ

Dia: 18/07/2016 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: A palestra irá discutir alguns dos principais aspectos econômicos, políticos e sociais do desastre tecnológico da Samarco/Vale/BHP, deflagrado em Mariana em novembro de 2015 e que atingiu toda a bacia do rio Doce, impactando decisivamente o ambiente e as populações de diversos municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Esse evento catastrófico é problematizado à luz das características da indústria extrativa mineral, em particular a escala das infraestruturas a ela associadas e à dimensão cíclica de seus mercados, afetando decisões empresariais quanto a estratégias de investimento, adoção de tecnologia, relações de trabalho e saúde e segurança, por exemplo. Por sua vez, o desastre se insere ainda em um contexto de redefinição da regulação institucional de suas atividades, caracterizado por mecanismos de controle público insuficientes e/ou ineficazes, e que converge para a uma situação de injustiça ambiental e de ampliação dos riscos socioambientais e dos impactos efetivos sobre os modos de vida e a saúde de populações urbanas, rurais e tradicionais. Em síntese, o desastre é interpretado como uma expressão extrema da estrutura de relações entre empresas mineradoras, Estado e sociedade no Brasil, refletindo um padrão assimétrico e predatório.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro