logotipo ence

 

Seloge.
Pesquisa com Egressos
Seminario.
processo_seletivo.
SAS
Horario
1/6 
start stop bwd fwd

 
 
 Coral Dez 19
 

Defesa de Dissertação de Roberto Stefano do Espirito Santo Padovani

 ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

Defesa de Dissertação

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “Condicionantes econômicos, sociais e escolares do desempenho dos estudantes de ensino médio da rede estadual: o caso do Piauí de 2011 e 2012”.

Aluno: Roberto Stefano do Espirito Santo Padovani
Orientadora: Sonoe Sugahara Pinheiro
Coorientador: Carlos Alberto Quadros Coimbra

Data: 11 de julho de 2016 – segunda-feira
Horário: 14h00m
Local: Ence - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo da Dissertação: A fim de melhorar a qualidade da educação brasileira, assim como as políticas públicas cujo foco são as escolas e para a melhoria do funcionamento do ensino nas redes públicas é fundamental conhecer a realidade educacional existente atualmente. Dessa forma, o presente estudo faz parte de uma linha de pesquisa que busca compreender essa realidade através da identificação de variáveis que interferem nos resultados escolares.
Os fatores intervenientes no desempenho escolar são diversos, complexos e multifacetados. Envolvem fatores relacionados ao aluno, escola, professor, rede de ensino, contexto regional, entre outras.
A presente dissertação tem como objetivo avaliar os fatores relacionados ao desempenho escolar em Matemática e Língua Portuguesa dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual do Piauí. Para tal, utilizou duas técnicas estatísticas para realizar a análise.
A primeira técnica foi a Teoria da Resposta ao Item não paramétrica cujo objetivo foi a formação de escalas a partir do questionário contextual tendo como base a literatura do mundo educacional. Foram formadas escalas no nível do aluno e no nível escola.
Com base nessas variáveis foi utilizado o modelo hierárquico nos níveis do aluno e da escola, bem como o que ocorre com a interação entre as variáveis de níveis diferentes. A análise apresentou resultados conhecidos e verificados como determinantes no desempenho escolar através da literatura. Além disso, verificou-se resultados diferentes de acordo com a disciplina e ano analisados. Por se tratar de um exame estadual que avalia de forma censitária e ainda coleta dados dos estudantes acredita-se que esta dissertação oferece uma importante contribuição na pesquisa relacionada ao tema da educação.

Banca examinadora:
Dra. Sonoe Sugahara Pinheiro (Ence/IBGE) - Orientadora
Dr. Carlos Alberto Quadros Coimbra  (MTSA) – Coorientador
Dr. Gustavo da Silva Ferreira (Ence/IBGE)
Dr. Kaizô Iwakami Beltrão (FGV - Ence/IBGE)
Dra. Mirela de Carvalho Pereira da Silva (instituto Unibanco)
                             

Coordenação de Pós-Graduação
CESAR MARQUES

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro