logotipo ence

 

Seloge.
Pesquisa com Egressos
Seminario.
processo_seletivo.
SAS
Horario
1/6 
start stop bwd fwd

 
 
 Coral Dez 19
 

Seminário ENCE: Querer e ter filhos: experiências a partir de uma pesquisa de campo entre casais de Machadinho d’Oeste (RO), Brasil

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:
Querer e ter filhos: experiências a partir de uma pesquisa de campo entre casais de Machadinho d’Oeste (RO), Brasil

Palestrante
Angelita Alves de Carvalho
ENCE/IBGE

Dia: 20/06/2016 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: A diminuição da fecundidade no Brasil nos últimos anos tem se dado de forma mais intensa entre o grupo de mulheres menos escolarizadas e de menor renda, o que tem contribuído de forma significativa para a contínua redução da TFT para níveis abaixo da reposição. Buscando avançar no entendimento deste fenômeno neste seguimento social e em contextos diferentes do urbano e da classe média do Sudeste, analisou-se o processo de formação das intenções e a implementação das preferências reprodutivas entre casais em contextos rurais e de baixa escolaridade em Rondônia, especificamente no município de Machadinho d’Oeste. Assim, esta apresentação busca relatar a experiência desta pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em que serão destacados tanto os principais achados teóricos/empíricos sobre a temática quanto algumas questões acerca das dificuldades metodológicas enfrentadas. 

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro