logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence: “CULTURA INOVACIONISTA” E SEUS EFEITOS NA PRODUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

“CULTURA INOVACIONISTA” E
SEUS EFEITOS NA PRODUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO

Palestrante
Aercio de Oliveira
ONG FASE e Mestre em Filosofia/UERJ

Dia: 13/06/2016 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: O objetivo é problematizar as implicações provocadas pela “cultura inovacionista” – neste caso, inovação no sentido dado pelo economista austríaco Schumpeter e por economistas evolucionários -  sobre a produção do saber científico. Um saber que dá substantivas evidências do quanto aumenta sua subordinação à tecnociência, aos domínios do princípio da eficácia e às determinações  de imperativos que derivam de demandas mercantis, comuns a uma sociedade hedonista de massa, e daqueles precípuos ao universo da geopolítica. As questões de fundo que impulsionam a análise, sem incorrer numa abordagem anticientífica ou tecnofóbica, são as seguintes: (1) O que podemos esperar do saber científico? (2) O que será possível conhecer se a inovação, além de se tornar um valor epistêmico, passa a ser um dos principais critérios de legitimação das investigações e dos resultados científicos? O ponto de partida para a discussão de tais questões será a teoria do Sistema Nacional de Inovação (SNI), que foi adotada e difundida com maior intensidade nas duas últimas décadas do século XX. Portanto, à luz das investigações produzidas pela economia, sociologia e filosofia da ciência, “inovação” e seus efeitos estarão em debate.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro