logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário ENCE: As mulheres e o campo político: uma análise da hierarquia das candidaturas femininas às prefeituras brasileiras (2000-2012)

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

As mulheres e o campo político: uma análise da hierarquia das candidaturas femininas às prefeituras brasileiras (2000-2012)

Palestrantes
Maria Salet Ferreira Novellino
ENCE

Maria Luiza Guerra de Toledo 
ENCE

Dia: 18/04/2016 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: Nesta pesquisa foi analisada a distribuição, na hierarquia do campo político, de candidatas às prefeituras no período de 2000 a 2012. Para isto, foi constituído um arcabouço teórico a partir da concepção de campo e capital político e de habitus de Bourdieu e nos conceitos de oferta e demanda apropriados por teóricas feministas para tratar do recrutamento de candidatas pelos partidos. Para esta análise, foi realizada, a partir dos dados do TSE, estatísticas descritivas, análises de correlação e foi aplicada modelagem de regressão logística binária na qual o evento de interesse foi “uma mulher ser recrutada como candidata à prefeitura”. Sob o aspecto da oferta foram considerados grau de instrução, carreira e área de atuação. A demanda foi medida pelas taxas de crescimento das candidaturas femininas e pela distribuição hierárquica das mesmas no campo político, a qual foi estabelecida a partir do porte do município, UF e o tamanho do partido. Foi verificado, ao final, que a participação feminina cresce, mas em posições hierárquicas inferiores: municípios micros e pequenos, UFs com PIBs mais baixos e partidos nanicos. Portanto, o campo político é um espaço ainda de predomínio masculino, no qual se observa a segregação de gênero, que reforça e mantém as candidatas em posições hierárquicas inferiores.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro