logotipo ence

 

Seloge.
Pesquisa com Egressos
Seminario.
processo_seletivo.
SAS
Horario
1/6 
start stop bwd fwd

 
 
 Coral Dez 19
 

Seminário ENCE: Grade Estatística: uma nova visão do dado

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Grade Estatística: uma nova visão do dado

Palestrante
Maria do Carmo Dias Bueno
Coordenação de Projetos Especiais do Centro de Documentação e Disseminação de Informações - IBGE

Dia: 21/03/2016 - segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: Dois problemas relacionados com a utilização de dados agregados são bastante conhecidos e citados na literatura. O primeiro deles diz respeito à não coincidência entre as unidades para as quais os dados são disponibilizados e aquelas para as quais os dados são necessários; o segundo está relacionado com a estabilidade temporal das unidades de disponibilização de dados. Esses problemas se tornaram mais evidentes a partir da popularização da utilização de ferramentas de geoprocessamento nas análises socioeconômicas e demográficas, que facilitaram a comparação espacial de dados e a criação de unidades artificiais de análise. Como solução para esses problemas surge então a proposta de utilização de células regulares dispostas em um sistema de grade para a agregação e disseminação de dados estatísticos, denominada “grade estatística”. As células desta grade têm pequenas dimensões, podendo ser consideradas como “tijolos” que se juntam para formar qualquer recorte espacial desejado, além de se manterem estáveis ao longo do tempo. A utilização de dados agregados em unidades de pequenas dimensões consequentemente proporciona um aumento do potencial analítico dos dados. O sistema de grades regulares não é recente, apesar de ainda ser relativamente pouco utilizado e explorado, mas a sua produção tem se tornado cada vez mais comum, tendo em vista as tecnologias espaciais atualmente disponíveis e empregadas no levantamento de dados, como utilização de GPS, sensoriamento remoto e ferramentas de geoprocessamento.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro