logotipo ence

 

Seloge.
Pesquisa com Egressos
Seminario.
processo_seletivo.
SAS
Horario
1/6 
start stop bwd fwd

 
 
 Cartaz20AnosPPG Ence
 

Seminário ENCE: Os Mapas Populacionais da Angola Portuguesa, 1776-1830

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Os Mapas Populacionais da Angola Portuguesa, 1776-1830

Daniel B. Domingues da Silva
University of Missouri

Dia: 26/10/2015 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: Em 1776, a Coroa portuguesa ordenou o primeiro censo sistemático de todo o seu império, inclusive Angola. Apesar de algumas dificuldades, os administradores coloniais em Angola criaram centenas de tabelas contendo informações demográficas valiosas, como o número de residentes de acordo com sexo, cor, condição social além do número de batismos, óbitos, e casamentos ocorridos na colónia em diversos anos. Os historiadores já conheciam esses documentos há muito tempo, mas uma análise dos mapas estatísticos existentes e sua distribuição geográfica e cronológica ainda estava por ser feita. O presente artigo oferece um exame preliminar dos mapas populacionais mais antigos da Angola portuguesa compilados pelo projeto População e Império: A Demografia e os Processos Estatísticos no Ultramar Português, 1776-1875. Ele demonstra que, apesar dos mapas não serem, do ponto de vista atual, precisos, eles fornecem uma perspectiva singular sobre o tamanho e o perfil demográfico da população colonial de Angola.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro