logotipo ence

 

Seloge.
Pesquisa com Egressos
Seminario.
processo_seletivo.
SAS
Horario
1/6 
start stop bwd fwd

 
 
 Cartaz20AnosPPG Ence
 

Seminário Ence: Modelo de mistura para populações raras e agrupadas sob amostragem adaptativa

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Modelo de mistura para populações raras e agrupadas sob amostragem adaptativa

Kelly Cristina Mota Gonçalves
Professora adjunta - Universidade Federal Fluminense 

Dia: 14/09/2015 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: Populações raras, como animais em extinção, pessoas infectadas por doenças raras, usuários de drogas, entre outros, tendem a distribuir-se de forma agrupada em regiões. Em levantamentos estatísticos com populações deste tipo, este comportamento dificulta o processo de obtenção de informação por meio de uma amostra aleatória simples, tornando-se necessários métodos de amostragem complexos. A amostragem adaptativa por conglomerados é um método eficiente para estas situações. O objetivo deste trabalho é propor um modelo de mistura para prever o total populacional em populações raras e agrupadas, quando os dados são coletados de forma adaptativa. Nossa abordagem considera heterogeneidade entre unidades pertencentes a grupos distintos. O modelo proposto é avaliado sob diversos estudos de simulação e utilizando um experimento real, no qual diversas amostras são selecionadas de uma população de marrecos em extinção, numa área de 5000 km² da Flórida.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro