logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence: Métodos de Otimização Aplicados ao Problema Alocação Ótima

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A Ence tem o prazer de convidar para a palestra:

Métodos de Otimização Aplicados ao Problema Alocação Ótima

 José André de Moura Brito - Escola Nacional de Ciências Estatísticas - Ence

Dia: 08/06/2015 – segunda-feira

Horário: 16:00-18:00 horas

Local: Ence – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: Apresentamos, neste seminário, dois métodos de otimização desenvolvidos para resolução de um problema da área de amostragem probabilística, qual seja, o problema de alocação ótima. Tal problema está diretamente associado à adoção de um plano amostral que incorpora a amostragem estratificada. Mais especificamente, após a definição dos estratos populacionais, deve-se definir quantas unidades amostrais serão alocadas a esses estratos. Se o interesse está apenas restrito ao ganho de precisão no que diz respeito à própria variável de estratificação, pode-se utilizar a alocação ótima de Neyman. Não obstante, se há a necessidade de produzir estimativas com determinado nível de precisão para um conjunto de variáveis da pesquisa, e essas variáveis não são fortemente correlacionadas, deve-se utilizar um método que efetue a alocação da amostra, de forma que a precisão previamente definida seja alcançada para todas as variáveis de pesquisa. Neste caso, temos um problema de alocação ótima multivariada. Segundo a literatura, esta alocação pode ser efetuada considerando o seguinte objetivo: Minimizar o tamanho total de amostra que será alocado aos estratos, de forma que os coeficientes de variação associados às variáveis de pesquisa sejam menores ou iguais a patamares previamente fixados, para os coeficientes de variação de estimadores de total/média. Considerando este objetivo, apresentamos duas abordagens de otimização para este problema, a saber: um método heurístico baseado em uma técnica de otimização global e uma formulação de programação matemática. Na parte final do seminário serão apresentados resultados computacionais concernentes à aplicação do método e da formulação em um conjunto de populações da literatura.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:

Tel.: 2142-4696 - 2142-4691

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro