logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence: Mudança Demográfica no Brasil no Início do Século XXI : Subsídios para as projeções da população das Unidades da Federação

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A Ence tem o prazer de convidar para a palestra:

Mudança Demográfica no Brasil no Início do Século XXI : Subsídios para as projeções da população das Unidades da Federação

Palestrante
Leila Regina Ervatti - DPE/IBGE

Dia: 04/05/2015 - segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: Ence – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: "O IBGE divulgou em 2013 as Projeções da População do Brasil e das Unidades da Federação, por sexo e idade, elaboradas pelo Método das Componentes Demográficas. Essa metodologia traz, implícita, a incorporação das transformações ocorridas no comportamento da fecundidade, da mortalidade e da migração, conferindo, assim, um significativo aprimoramento das projeções da população, tão indispensável ao planejamento e ao monitoramento de políticas públicas nas diversas esferas governamentais. Esta publicação reúne oito artigos elaborados por técnicos e pesquisadores do Instituto, que trazem reflexões sobre as fontes de dados disponíveis para a mensuração das componentes do crescimento demográfico, apresentando as respectivas vantagens, desvantagens e limitações de cada uma, as hipóteses adotadas para o comportamento das respectivas componentes e os principais aspectos da transição demográfica brasileira.  A coletânea dos artigos é encerrada com uma análise sobre a evolução da estrutura etária da população do Brasil e das Unidades da Federação, destacando sua inserção no processo de transição demográfica e abordando tanto as especificidades quanto a convergência da dinâmica demográfica no Território Nacional. Esse último artigo apresenta alguns exemplos de articulação entre as mudanças demográficas ocorridas no Brasil e as dimensões social, econômica e política, tendo por objetivo ampliar tal debate à luz da descentralização das políticas sociais. "

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro