logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence: Modelos de regressão t-Tobit com erros nas covariáveis

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra: Modelos de regressão t-Tobit com erros nas covariáveis
  
Gustavo Henrique Mitraud Assis Rocha
Pesquisador em informações geográficas e estatísticas - Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Dia: 13/04/2015 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: Neste trabalho é desenvolvida uma análise de regressão linear considerando que a variável dependente é censurada e também que algumas das variáveis explicativas são medidas com erros aditivos. Esse modelo de regressão censurado com erros de medidas é especificado assumindo distribuições com cauda pesada para o processo probabilístico. Especificamente, assume-se uma distribuição t-Student multivariada para modelar o comportamento conjunto dos erros e das verdadeiras covariáveis não observadas. Nesse sentido, o modelo será robusto o suficiente para proteger as inferências de observações atípicas e influentes. Para a estimação do modelo considera-se a metodologia de máxima verossimilhança, em que inclui-se a estimação da variância assintótica dos estimadores de máxima verossimilhança e também desenvolve-se um algoritmo do tipo EM para obter as estimativas, e também o paradigma bayesiano, onde considera-se o procedimento de aumento de dados e desenvolve-se um algoritmo MCMC para amostrar das distribuições a posteriori. A metodologia proposta é flexível o bastante para ser adaptada para distribuições com caudas pesadas vindas da classe de misturas de escala da distribuição normal. A performance da nova metodologia desenvolvida é avaliada através de um estudo Monte Carlo e também de uma análise de um estudo de caso com dados de gastos ambulatoriais.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro