logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário ENCE

 
  
A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra: O Brasil é um grande formigueiro: território, ecologia e a história ambiental da América portuguesa
 
Palestrante: Diogo Cabral é geógrafo, Mestre em História Social e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
Dia: 25/11/2013 – Segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Santa Teresa
 
Resumo: 
Nesta comunicação, proponho uma leitura não-antropocêntrica da história territorial brasileira. Em primeiro lugar, procuro reconstruir teoricamente o conceito de território de modo a incluir e ‘subjetificar’ toda e qualquer coisa terrena, no domínio da agência histórica. Para evitar o espacialismo abstrato (geométrico) de muitas das geografias tradicionais, sugiro abordar o território como um campo vital contínuo (i.e., sem ‘buracos’), diversificado e todo-abrangente de que os humanos participam, como condição necessária de sua existência terrena. Desenvolvida essa teoria, passo a utilizá-la para a construção de uma breve narrativa acerca do encontro e das adaptações recíprocas entre florestas costeiras, ameríndios, colonos neoeuropeus e formigas cortadeiras, durante a colonização portuguesa. A título de conclusão, ressalto o contraste entre a atitude ‘dialogal’ e a atitude ‘colonial’ com que ameríndios e neoeuropeus, respectivamente, participavam dos encontros ecológicos, mais-do-que-humanos, que proponho chamar de territórios
 
A participação é aberta a todos os professores e alunos do mestrado, da especialização e da graduação, assim como a todos os funcionários do IBGE.
 
Informações: Tel.: 2142-4696  
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro