logotipo ence

 

Segundo semestre de 2020.
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
Horário
Seloge.
processo_seletivo.
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
 
atividades
 
 
 
 
ico rbe.fw
 
 

Defesa de Monografia: Influencia na densidade demográfica na ocorrência de espécies arbóreas exóticas invasoras no município do Rio de Janeiro, RJ

Escola Nacional de Ciências Esattísticas
Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território
Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas A ENCE convida para a apresentação da monografia final do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território intitulada: “Influencia na densidade demográfica na ocorrência de espécies arbóreas exóticas invasoras no município do Rio de Janeiro, RJ”.

 Aluna: Viviane Cristina Neves
 Data: 21 de março de 2014 – quarta-feira
 Horário: 14:00 horas
 Local: ENCE - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 305 – Santa Teresa

 Resumo

O município do Rio de Janeiro é um território urbanizado que abriga três maciços florestais e no qual se observa a presença de espécies arbóreas nativas e exóticas invasoras. A presença de espécies exóticas, em geral, está relacionada ao homem como principal agente que importa e exporta plantas ornamentais, agrícolas ou florestais para satisfazer suas necessidades. Visando contribuir com a preservação da biodiversidade do bioma Mata Atlântica no Município, surge a necessidade de controle de espécies exóticas e invasoras que ameaçam a biodiversidade nativa. Destarte, este trabalho tem como objetivo principal verificar se a ocorrência de espécies invasoras está relacionada com a densidade demográfica nos bairros do município do Rio de Janeiro. Para isto a vegetação arbórea urbana foi identificada e quantificada quanto à procedência -nativa ou exótica- e quanto à ocorrência na lista de espécies invasoras divulgada pelo Instituto Hórus. Os dados utilizados sobre a vegetação foram obtidos na Secretaria de Meio Ambiente e são referentes ao banco de dados de processos de autorização de remoção de árvores, sendo consultados processos referentes aos censos dos anos de 2010, 2011 e 2012. No total foram consultados 852 processos (215 do ano de 2010, 330 de 2011 e 307 de 2012) e neste período foram cadastrados 57.815 indivíduos de 712 espécies em 105 dos 160 bairros do Município do Rio de Janeiro. Quanto a procedência, 48% dos indivíduos de 527 espécies são de origem nativa e 52% dos indivíduos de 185 espécies diferentes são exóticos. Do total de indivíduos, 30 % são considerados invasores ocorrendo em 31 espécies (28 exóticas e 3 nativas). Os resultados obtidos permitiram verificar que os bairros que são mais densamente povoados são aqueles que apresentam também maior número de espécies exóticas invasoras.

Banca examinadora:

Dra. Julia Celia Mercedes Strauch (IBGE/ENCE) – Orientadora
Dr. José Antônio Sena do Nascimento (IBGE/DGC)
Dra. Luciana Mara Temponi de Oliveira (IBGE/DGC/CREN)
 
Gerência do Lato Sensu

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro