logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Monografia: Vetores de pressão urbana no Parque Estadual da Pedra Branca – uma análise entre os anos de 2001 e 2010

 

Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território
Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas A ENCE convida para a apresentação da monografia final do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território intitulada: “Vetores de pressão urbana no Parque Estadual da Pedra Branca – uma análise entre os anos de 2001 e 2010”.

Aluna:  Vivian Saddock da Silva
Data: 28 de março de 2014 – sexta-feira
Horário: 10:00 horas
Local: ENCE - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Santa Teresa

Resumo:
Por muitos anos, o Maciço da Pedra Branca sofreu com o processo de ocupação e devastação da região, iniciado no período colonial com a extração do pau-brasil e com os sucessivos ciclos econômicos que o procederam como o da cana-de-açúcar, café e pecuária, o que significou o desmatamento de grande parte de sua flora. As primeiras iniciativas de proteção da área foram relacionadas à necessidade de preservação dos mananciais da região que abasteciam a cidade. O Parque, criado em 1974, após muitos anos de estudo, hoje ocupa cerca de 10% da área do município do Rio de Janeiro, representando a maior floresta urbana do país. Por estar inserida no domínio Mata Atlântica, apresenta ampla diversidade biológica e alto endemismo. O PEPB se encontra localizado no interior da malha urbana e por isso, está sujeito a diferentes pressões, tendo como principal ameaça à preservação dos ecossistemas a expansão urbana que tem aumentado nas encostas em torno dos seus limites, através da favelização e da construção de residências de alto padrão, além de sofrer outros impactos como caça, queimadas, biopirataria, entre outros. Entendendo a importância desta área de preservação, este trabalho propôs-se a realizar uma análise da dinâmica espaço-temporal da transformação da ocupação urbana dentro dos limites e no entorno do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), entre os anos de 2001 e 2010.

Banca examinadora:
M. Sc. Camilla Silva Motta dos Santos (IBGE/DGC/CGEO) – Orientadora
Dr. José Antônio Sena do Nascimento (IBGE/DGC)
Dra. Julia Celia Mercedes Strauch (IBGE/ENCE)
M. Sc. Tatiana Freitas Valle (INEA)

Gerência do Lato Sensu

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro