logotipo ence

 

Seloge.
Pesquisa com Egressos
Seminario.
processo_seletivo.
SAS
Horario
1/6 
start stop bwd fwd

 
 
 Cartaz20AnosPPG Ence
 

Seminário ENCE: Mortalidade por homicídio e impactos na composição da população: um estudo comparativo entre as grandes regiões brasileiras (2000/2010)

 

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário ENCE
A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Mortalidade por homicídio e impactos na composição
da população: um estudo comparativo entre as grandes
regiões brasileiras (2000/2010)


Palestrante: Alex Manetta – Doutor em demografia pelo IFCH/Unicamp e Bolsista CAPES de Pós-Doutorado na ENCE/IBGE

Dia: 07/04/2014 – Segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Santa Teresa

Resumo:
Esse trabalho analisa a evolução da mortalidade por homicídio no Brasil e seus impactos na composição da população, em cada uma das grandes regiões brasileiras, entre os anos 2000 e 2010. A análise da mortalidade por homicídio ocorre em relação à evolução da composição etária e por sexo da população, com foco na dinâmica da sobremortalidade juvenil masculina, fato que tem contribuído com expressivos superávits de mulheres e com evidentes quedas na razão de sexo, notadamente à partir do grupo com idades entre 15 e 19 anos. Como objetivos específicos desse trabalho, destacam-se: o estudo comparativo da evolução do homicídio - por sexo e idade - nas grandes regiões brasileiras (2000/2010); o reconhecimento dos segmentos populacionais mais afetados por esse tipo especifico de mortalidade e a mensuração do seu impacto na composição da população brasileira, por grandes regiões. Como objetivo geral, pretende-se contribuir com as discussões à respeito da incidência diferencial da do homicídio no Brasil e suas consequências na composição da população. Esse estudo utiliza como base de dados os registros oficiais de óbitos disponibilizados pelo SIM/MS, classificados segundo a décima revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Os dados sobre a composição da população são disponibilizados pela Fundação IBGE - Censos Demográficos 2000 e 2010. Como resultado final pretende-se obter os níveis e as alterações dos níveis de mortalidade por homicídio (2000/2010) para Brasil e grandes regiões como também, através da comparação, a geração de subsídios capazes de promover discussões sobre a mortalidade violenta e seus impactos na dinâmica demográfica brasileira.

A participação é aberta a todos os professores e alunos do mestrado, da especialização e da graduação, assim como a todos os funcionários do IBGE.


Informações: Tel.: 2142-4696
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Em, 02/04/2014
Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro