logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário: Pesquisa Painel de Pobreza: Aspectos Teórico-Metodológicos da Avaliação da Estratégia Brasileira de Desenvolvimento Social

 

Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Pesquisa Painel de Pobreza: Aspectos Teórico-Metodológicos da Avaliação da Estratégia Brasileira de Desenvolvimento Social

Palestrantes

Marcos Antonio Natalino

Coordenador Geral de Avaliação de Resutados e Impacto (MDS)

Paulo Jannuzzi

Secretario do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)


Dia: 28/04/2014 – Segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: 
A Pesquisa Painel de Pobreza objetiva levantar informações que auxiliem a caracterização da população em situação de pobreza, permitindo assim melhor avaliar as iniciativas voltadas para a inclusão social e produtiva da mesma. Trata-se de uma pesquisa domiciliar de tipo painel longitudinal, com periodicidade quadrimestral, que abrangerá uma amostra de 13.380 domicílios com renda per capita de até R$140,00. A amostra foi gerada tendo por base os dados primários do Censo Demográfico 2010, sendo representativa de dois contextos particularmente distintos e significativos da pobreza brasileira tal qual ela se apresenta hoje: o Sudeste Metropolitano e a região do Semiárido. A seleção dos contextos leva em conta a distinção teórica e metodológica entre, por um lado, uma pobreza do tipo tradicional, associada a formações econômicas baseadas na subsistência, na pequena propriedade familiar e no baixo grau de dinamismo socioeconômico, e, por outro, uma pobreza tipicamente urbana, moderna e periférica, associada a formações econômicas dinâmicas, excludentes, com elevado grau de trabalho precário e subemprego, bem como habitações com baixo grau de infraestrutura. A pesquisa visa, para além de uma caracterização sociodemográfica geral dessa população, acompanhar a evolução de fatores ligados à pobreza e à sua superação, com foco nos aspectos ligados à volatilidade da renda, ao acesso a programas sociais e à qualificação e inclusão no setor produtivo. Os focos coadunam-se com a atual estratégia do governo federal para o enfrentamento do problema (Brasil Sem Miséria) e, portanto, visam avaliar em maior profundidade a eficácia das ações implementadas para o alcance de seus objetivos. Assim, à complexidade operacional inerente à realização de pesquisas de painel longitudinal, soma-se a complexidade analítica da análise de dados provenientes de painel longitudinal que pretendem abarcar e correlacionar diversas variáveis relevantes à compreensão do fenômeno da pobreza de forma dinâmica e multidimensional. Sendo assim, considera-se importante a divulgação da Pesquisa Painel de Pobreza entre a comunidade acadêmica de estatística, ressaltando a interação entre os aspectos substantivos abrangidos pelo instrumento de coleta dos dados, os aspectos metodológicos particulares à realização de pesquisas domiciliares do tipo painel longitudinal entre famílias pobres e as novas possibilidades analíticas abertas pela pesquisa.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.


Informações: Tel.: 2142-4696 / 2142-4691 
E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Em, 15/04/2014
Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro