logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário: Estatísticas sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil: Visão geral das pesquisas conduzidas pelo Cetic.br

 

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:
Estatísticas sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil: Visão geral das pesquisas conduzidas pelo Cetic.br
Palestrante
Alexandre Fernandes Barbosa
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – CETIC.br (Centro de Categoria II da UNESCO)
Dia: 12/05/2014 – Segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima
Resumo:
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são um componente vital das transformações socioeconômicas da atualidade. Essas tecnologias são epicentro pelo qual transitam a inovação, a inquietação e as novas ideias nos mais diversos segmentos da sociedade. Medir e acompanhar a expansão dessas novas tecnologias, o acesso e uso pelos brasileiros por meio de pesquisas especializadas é uma das iniciativas do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do seu Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).  O Cetic.br é responsável pela produção periódica de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade das TIC no Brasil, em particular, o acesso e uso de computador, Internet e dispositivos móveis. A geração regular desses dados é fundamental para o processo de elaboração e monitoramento de políticas públicas de TIC e um importante insumo para a produção de pesquisas acadêmicas. Atualmente o Cetic.br realiza regularmente as seguintes pesquisas sobre o acesso e uso das TIC no Brasil: TIC Domicílios: o acesso e uso das TIC nos domicílios e por indivíduos; TIC Empresas: adoção das TIC nas empresas brasileiras; TIC Educação: acesso às TIC nas escolas e uso em práticas pedagógicas; TIC Kids Online: riscos e oportunidades on-line para crianças e adolescentes; TIC Saúde: disponibilidade e adoção por estabelecimentos e profissionais de saúde; TIC Organizações Sem Fins Lucrativos: adoção das TIC por organizações não governamentais; TIC Governo Eletrônico: Serviços públicos eletrônicos no país; TIC Provedores: infraestrutura de acesso à Internet no Brasil; TIC Centros Públicos de Acesso: políticas de inclusão digital em telecentros e lanhouses. Este seminário apresentará uma visão geral dessas pesquisas, as abordagens metodológicas utilizadas, os indicadores produzidos, bem como discutirá a oportunidade de uso dos microdados para fins de pesquisas acadêmicas.
As publicações de pesquisas TIC no Brasil estão disponíveis em www.cetic.br.
A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.
Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro