logotipo ence

 

CPNU.
Balanço 2024.
/Inscreva-se.
/Processo Seletivo 2025.
ENCEemFOCO_03.
/SIDRA.
/Ressarcimento.
Plano de Trabalho 2024.
Catalogo de Projetos 2023
Conceito_5_CAPES
SAS
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Dissertação - 28 de julho de 2014 - Leandro Lins Marino

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

Defesa de Dissertação

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “ Análise de dados com característica longitudinal em educação: um estudo sobre o município do Rio de Janeiro ”.

Aluno: Leandro Lins Marino
Orientadora: Denise Britz do Nascimento Silva
Coorientador: Ruben Klein

Data: 28 de julho de 2014 – segunda-feira
Horário: 10:00 horas
Local: ENCE - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo da Dissertação

O número de estudos educacionais com base em avaliações de larga escala no Brasil tem crescido ao longo das últimas décadas.  Entretanto, no país, poucas análises são realizadas acompanhando os estudantes ao longo do tempo, apesar de sua importância por permitir avaliar a evolução do desempenho dos estudantes. Sendo assim, esta dissertação utiliza dados da Prova Rio 2011 e 2012 (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro) e  da Prova Brasil 2011 (INEP) para identificar os possíveis fatores associados ao desempenho dos estudantes cariocas, em particular, o efeito associado à aprovação dos estudantes entre dois anos consecutivos. Também são considerados os fatores associados à evolução no desempenho dos estudantes. A metodologia estatística empregada é a de modelos hierárquicos. Os resultados do estudo corroboram aqueles usualmente obtidos em análises referentes a apenas um evento de avaliação tais como a existência de diferenciais por atraso escolar, nível socioeconômico da escola, sexo. Além disto, indicam a existência de um efeito de maior dimensão associado ao evento de aprovação dos estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental e que a repetência de ano é algo que um comportamento que não só afeta alunos de baixo de desempenho.

Banca examinadora:
Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (ENCE/IBGE) – Orientadora
Dr. Ruben Klein (Fundação Cesgranrio) - Coorientador
Dra. Suzana Marta Cavenaghi (ENCE/IBGE)
Dr. Marcel de Toledo Vieira (UFJF)

Coordenação de Pós Graduação
Suzana Cavenaghi

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro