logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Monografia: Geotecnologias e integração de informações socioeconômicas e do uso da terra: estudo de caso em municípios do Pará

 

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território

Defesa de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas A ENCE convida para a apresentação da monografia final do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território intitulada: “Geotecnologias e integração de informações socioeconômicas e   do uso da terra: estudo de caso em municípios do Pará”.

 Aluno:  Marcos Vinícius Velozo da Costa
 Data: 10 de março de 2014 – segunda-feira
 Horário: 10:00 horas
 Local: ENCE - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 304 – Santa Teresa

  Resumo

As tecnologia de mapeamento digital e interpretação de imagens permitem um melhor conhecimento sobre o território e os processos socioambientais. O sensoriamento remoto é uma das ferramentas que possibilita de maneira mais eficiente e econômica de monitorar e estudar uma área, principalmente no caso de grandes extensões territoriais. Este trabalho teve como área de estudo a área de influência da BR-163 no estado do Pará. Constatou-se através dos dados analisados uma mudança no dinamismo da região devido a um novo direcionamento da logística provocado pelo asfaltamento da rodovia. O dinamismo é tão intenso que existe uma defasagem das estatísticas oficiais coletadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Censos Agropecuários decenais), que não conseguem acompanhar de forma eficiente as mudanças ocorridas. É necessário, portanto, utilizar outros meios de captura de informações que possibilitem análises úteis para o direcionamento dos investimentos públicos diante das novas nuances do território paraense, sobretudo no extremo norte da rodovia Cuiabá-Santarém. Nesta monografia utilizou-se de ferramental relacionado ao mapeamento de cobertura e uso da terra realizado pelo IBGE para cinco municípios do estado do Pará escolhidos por apresentarem de forma marcante uma ocupação ligada ao agronegócio incentivado na última década, na extremidade norte da área de influência da BR-163. As pesquisas sobre o uso da terra e seu relacionamento com os dados do Censo Agropecuário podem contribuir na atualização e refinamento das estimativas socioeconômicas no contexto da agropecuária. Foram construídos os indicadores de uso e ocupação do solo, através de dados obtidos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e construídos cenários espaciais e por fim, comparar os dados numéricos com aqueles obtidos com o tratamento das imagens de satélite. Esta pesquisa demonstrou que é possível fazer um panorama sobre a cobertura e uso da terra onde os valores encontrados no Censo Agropecuário de 2006 e nas imagens de satélite Landsat TM 5 demonstraram ser bastante parecidos em termos percentuais das utilização das terras nos municípios. Levando-se em conta a diferença de erro não muito elevada na relação entre os dados secundários e aqueles gerados a partir da classificação das imagens, obtiveram-se resultados bastante satisfatórios.

Banca examinadora:
Dr. José Antonio Sena do Nascimento (IBGE/DGC) - Orientador
Dra. Julia Célia Mercedes Strauch (IBGE/ENCE)
Dra. Liane Barreto Alves Pinheiro (IBGE/DGC/CREN)

Gerência do Lato Sensu

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro