ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Apresentação de Monografia |
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “Fatores Associados à Violência Doméstica às Mulheres no Brasil: Análise da Pesquisa Nacional de Saúde, 2019”
Alunas: Marianna Monteiro Canedo e Thais Santos de Mesquita
Orientadora: Renata Pacheco Nogueira Duarte (ENCE/IBGE)
Coorientador: Maurício França Lila (ENCE/IBGE)
Data: 02 de dezembro de 2025 – terça-feira
Horário: 18h00
Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 306 – ENCE
Resumo: A violência doméstica contra mulheres constitui uma grave violação dos direitos humanos e integra o grupo de problemas sociais e de saúde pública de maior relevância no Brasil. Ela é caracterizada por qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, ou dano moral ou patrimonial, conforme definido pelo art. 5° da Lei Maria da Penha. A violência é um grande desafio global, envolvendo questões sociais, econômicas e culturais, que afetam significativamente a saúde física, mental e social das mulheres. Compreender os fatores associados à violência doméstica é essencial para a elaboração de políticas de prevenção, proteção e suporte às vítimas, bem como para reduzir suas consequências negativas na sociedade. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo investigar os fatores associados à ocorrência de violência doméstica contra mulheres no Brasil, com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, considerando mulheres de 18 anos ou mais. Para tanto, será ajustado um modelo de regressão logística binária, permitindo analisar a probabilidade de ocorrência de violência doméstica em função de características sociodemográficas e econômicas. A interpretação dos resultados será realizada por meio da medida de razão de chances (Odds Ratio), que permite identificar quais variáveis explicativas estão associadas ao aumento ou à diminuição da probabilidade de ocorrer violência doméstica. Além disso, será aplicado o teste de Wald para avaliar a significância estatística de cada variável independente, e o Critério de Informação de Akaike (AIC), utilizado para comparar modelos e selecionar aquele que apresenta melhor ajuste aos dados.
Palavras-chave: Violência Doméstica. Mulheres. Pesquisa Nacional de Saúde. Regressão Logística Binária. Fatores Sociodemográficos.
Banca examinadora:
Renata Pacheco Nogueira Duarte (ENCE/IBGE) – Orientadora
Maurício França Lila (ENCE/IBGE) – Coorientador
Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE)
Coordenação de Graduação
Renata Pacheco Nogueira Duarte