logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Apresentação de Monografia da Graduação de Luiz Augusto de Almeida de Paiva

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Graduação em Estatística

Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “RISCO DE SINISTROS POR ROUBO E FURTO EM VEÍCULOS SEGURADOS NA REGIÃO SUDESTE”

Aluno: Luiz Augusto de Almeida de Paiva

Orientador: Gustavo Henrique Mitraud Assis Rocha (ENCE/IBGE)

Data: 01 de dezembro de 2025 – Sexta-feira

Horário: 16h30

Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 305  ENCE

Resumo: A Região Sudeste do Brasil, embora se destaque por sua relevância econômica e sociocultural, apresenta também elevados índices de criminalidade, em especial no que se refere a roubos e furtos de veículos. Tais ocorrências são frequentemente registradas nos noticiários locais e regionais, evidenciando a magnitude do problema. Esse contexto contribui para a maior difusão e procura por seguros veiculares entre os habitantes da região.
Este trabalho tem como objetivo explicitar quais variáveis estão associadas a um maior risco de ocorrência desses tipos de sinistros, identificando fatores que aumentam o risco associado a esses sinistros.
A mensuração do risco associado a sinistros é fundamental tanto para promoção de políticas públicas e privadas para combate de ocorrência e fraude, quanto para precificação das apólices dos seguros.
Uma dificuldade estatística relacionada ao tema se dá no fato de que o percentual de ocorrência de roubos e furtos em relação ao total de apólices contratadas nesse sentido é baixa no contexto de modelagem, isso pode comprometer modelos logísticos convencionais. Para contornar essa limitação, este estudo aplica subamostragem da classe majoritária, de forma a equilibrar os dados.
Para a análise, foi utilizado modelo estatísticos de regressão logística com estimação dos parâmetros por máxima verossimilhança.

Palavras-chave: Verossimilhança, Razão de Chances, Subamostragem, Teste de Wald, Teste de Hosmer-Lemeshow, Regressão logística.

Banca examinadora:
Gustavo Henrique Mitraud Assis Rocha (ENCE/IBGE) – Orientador

Larissa de Carvalho Alves (ENCE/IBGE)

Coordenação de Graduação

Renata Pacheco Nogueira Duarte

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro