ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Apresentação de Monografia |
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “Análise da Letalidade Associada ao Acidente Vascular Cerebral nos Dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) do Estado do Rio de Janeiro”
Aluno: Eduardo Nóbrega Ramôa
Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE)
Coorientador: Dalmo Valério Machado de Lima (UFF/MEM)
Data: 28 de novembro de 2025 – Sexta-feira
Horário: 15h00
Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 306 – ENCE
Resumo: O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas globais de mortalidade, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial de óbitos em 2021, o que justifica a investigação aprofundada dos fatores de risco associados à sua letalidade. Este estudo teve como objetivo mensurar a letalidade por AVC, através de regressão logística ajustada por variáveis clínicas e sociodemográficas disponíveis no sistema de informações hospitalares do SUS (SIH/SUS) do estado do Rio de Janeiro. A metodologia empregou um estudo observacional retrospectivo, analisando internações por AVC (códigos CID-10 I60, I61 e I63) no período de 2020 a 2024. A letalidade foi modelada utilizando regressão logística múltipla, avaliando os efeitos de idade, tipo de AVC e raça/cor. Nos resultados, o modelo final revelou um aumento na chance de letalidade de 2.4% para cada ano adicional de vida do paciente. No entanto, identificou-se uma interação significativa entre o tipo de AVC e a raça/cor do paciente. Para pacientes com AVC Hemorrágico (referência clínica de maior risco), a chance de letalidade foi 93.1% maior em indivíduos de raça/cor preta em comparação com a branca. Contudo, essa disparidade foi significativamente reduzida no subgrupo de AVC Isquêmico, onde a chance de letalidade para pessoas de raça/cor preta foi de apenas 14.9% maior em comparação com a branca. Em síntese, as disparidades na letalidade por AVC no Rio de Janeiro são complexas, sendo o excesso de risco para a população Preta acentuadamente maior no contexto do AVC Hemorrágico. Estes achados reforçam a necessidade de intervenções em saúde pública que considerem a interseção entre fatores clínicos e sociais para mitigar as disparidades no desfecho.
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral(AVC); letalidade; regressão logística múltipla; sistema de informações hospitalares do SUS(SIH/SUS).
Banca examinadora:
Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE) – Orientadora
Dalmo Valério Machado de Lima (UFF/MEM) – Coorientador
Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE)
Coordenação de Graduação
Renata Pacheco Nogueira Duarte