A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário no dia 06 de outubro:
Repensando o Desenvolvimento em Educação e da Infraestrutura Urbana no Brasil: Novas Propostas de Mensuração
Palestrante: Gabriel Alves de Sampaio Morais
É Pesquisador Doutor na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA/Rio de Janeiro) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, Foz do Iguaçu, PR). Possui Pós-Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas (DRCLAS/Harvard University e UFC) e em Saúde Coletiva (ISC/UFBA) com foco em Avaliação de Impacto de Políticas. É Economista e Analista de Sistemas, com Mestrado em Economia Rural pela UFC (PPGER/DEA) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV-MG). Possui ampla experiência no uso de big data, microdados e modelos econométricos, com sólidos conhecimentos de programação (STATA, R) e análise de dados econômicos, sociais e de saúde. Tem interesse pelas áreas de Métodos Quantitativos Aplicados, Econometria, Análise Estatística Multivariada, Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Métodos em Avaliação de Impacto de Políticas Públicas, Economia da Saúde, Economia dos Programas de Bem-Estar Social; Pobreza e Desigualdade; e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Dia: 06/10/2025 – segunda-feira
Horário:16 horas.
Por videoconferência através do link: clique aqui
Resumo:O capital humano é considerado um dos principais fatores para o desenvolvimento humano e econômico ao passo que uma melhor infraestrutura urbana está associada com melhores índices de desenvolvimento. Nesse contexto, dois estudos são propostos de forma independente com o objetivo de construir indicadores sintéticos que possam melhor representar o desenvolvimento em educação e da infraestrutura urbana no Brasil. No primeiro estudo, é proposto um novo índice capaz de explicar o desenvolvimento humano em educação para os municípios brasileiros, incluindo importantes dimensões educacionais, as quais não são consideradas nos índices subnacionais existentes (IDHM-Educação e IFDM-Educação). No segundo estudo, procurou-se encontrar os fatores da infraestrutura urbana que melhor representasse os padrões dessa dimensão do desenvolvimento ao nível das microrregiões brasileiras, no qual propôs-se a construção de um indicador sintético que melhor representasse essa infraestrutura. Os indicadores dos dois estudos foram construídos por meio da técnica de análise fatorial. Os resultados permitiram realizar análises mais acuradas das especificidades da rede de ensino dos municípios, além de levar em consideração a concepção de infraestrutura urbana pela compreensão daquilo que uma região deve propiciar às pessoas em termos de condições materiais de vida, tendo o desenvolvimento, a qualidade de vida e a elevação do bem-estar social e urbano como uma consequência da oferta desses serviços.
Informações:
Tel.: 2142-4696
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral.
Coordenação da Pós-Graduação