ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Apresentação de Monografia |
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “Integração de Coordenadas Geográficas na Seleção de Unidades Primárias de Amostragem com Aplicação à Amostra Mestra do IBGE”
Aluna: Antonia Xavier
Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE)
Coorientador: Pedro Luis do Nascimento Silva (SCIENCE)
Data: 02 de julho de 2025 – Quarta-feira
Horário: 16h00m
Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 306 (auditório) – ENCE
Resumo: Este trabalho analisa os efeitos da incorporação de coordenadas geográficas no plano amostral da Amostra Mestra do IBGE, com o objetivo de avaliar possíveis ganhos de eficiência na seleção das Unidades Primárias de Amostragem (UPAs). A Amostra Mestra, base para diversas pesquisas domiciliares do Instituto, é tradicionalmente selecionada por meio do método de Probabilidades Proporcionais ao Tamanho (PPT) de Pareto.
Nesta monografia, propõe-se a seleção das UPAs com o método de PPT Poisson Correlacionado Espacialmente, que permite incorporar informações de localização geográfica à amostragem, favorecendo maior dispersão espacial das unidades. A metodologia foi aplicada a um conjunto de dados que incorpora variáveis da malha de setores censitários e agregado de setores censitários, com informações do Censo Demográfico 2022, limitado à Região Metropolitana de Curitiba, no estado do Paraná. Assim, construiu-se um cadastro mestre, com setores censitários agregados em UPAs, estratificados geográfica e estatisticamente. Em seguida, foram selecionadas amostras por PPT Poisson Correlacionado Espacialmente, com estimação de totais e proporções para variáveis de interesse. As medidas de precisão foram avaliadas com base na variância (para o PPT de Pareto) e no coeficiente de variação (CV), sendo calculado também o erro quadrático médio (EQM) nas simulações com o PPT Poisson Correlacionado Espacialmente.
Para a comparação, foram calculadas a variância e o coeficiente de variação (CV) para o plano PPT de Pareto, e o erro quadrático médio (EQM) e o CV para o plano PPT de Poisson Correlacionado Espacialmente, uma avaliação comparativa dos resultados obtidos pelos dois métodos onde, utilizando as mesmas variáveis de interesse no cálculo dos mesmos parâmetros, com o mesmo tamanho de amostra e probabilidade de seleção. Os resultados indicam que o plano com PPT de Poisson Correlacionado Espacialmente, que integra coordenadas geográficas, embora com melhorias discretas, apresenta ganhos de precisão. A aplicação da metodologia evidencia o potencial da amostragem espacial para melhorar a eficiência em contextos com distribuição espacial heterogênea.
Palavras-chave: Amostra Mestra; Amostragem Espacial; Amostragem Estratificada; Pesquisas Domiciliares; PPT de Poisson Correlacionado Espacialmente; Eficiência Amostral; Informações Geográficas.
Banca examinadora:
Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE) – Orientadora
Pedro Luis do Nascimento Silva (SCIENCE) – Coorientador
José André de Moura Brito (ENCE/IBGE)
Maurício Franca Lila (ENCE/IBGE)
Coordenação de Graduação
Renata Pacheco Nogueira Duarte