logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Apresentação de Monografia da Graduação de Antonia Xavier

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Graduação em Estatística

Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “Integração de Coordenadas Geográficas na Seleção de Unidades Primárias de Amostragem com Aplicação à Amostra Mestra do IBGE”

Aluna: Antonia Xavier

Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE)

Coorientador: Pedro Luis do Nascimento Silva (SCIENCE)

Data: 02 de julho de 2025 – Quarta-feira

Horário: 16h00m

Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 306 (auditório) ENCE

Resumo: Este trabalho analisa os efeitos da incorporação de coordenadas geográficas no plano amostral da Amostra Mestra do IBGE, com o objetivo de avaliar possíveis ganhos de eficiência na seleção das Unidades Primárias de Amostragem (UPAs). A Amostra Mestra, base para diversas pesquisas domiciliares do Instituto, é tradicionalmente selecionada por meio do método de Probabilidades Proporcionais ao Tamanho (PPT) de Pareto.
Nesta monografia, propõe-se a seleção das UPAs com o método de PPT Poisson Correlacionado Espacialmente, que permite incorporar informações de localização geográfica à amostragem, favorecendo maior dispersão espacial das unidades. A metodologia foi aplicada a um conjunto de dados que incorpora variáveis da malha de setores censitários e agregado de setores censitários, com informações do Censo Demográfico 2022, limitado à Região Metropolitana de Curitiba, no estado do Paraná. Assim, construiu-se um cadastro mestre, com setores censitários agregados em UPAs, estratificados geográfica e estatisticamente. Em seguida, foram selecionadas amostras por PPT Poisson Correlacionado Espacialmente, com estimação de totais e proporções para variáveis de interesse. As medidas de precisão foram avaliadas com base na variância (para o PPT de Pareto) e no coeficiente de variação (CV), sendo calculado também o erro quadrático médio (EQM) nas simulações com o PPT Poisson Correlacionado Espacialmente.
Para a comparação, foram calculadas a variância e o coeficiente de variação (CV) para o plano PPT de Pareto, e o erro quadrático médio (EQM) e o CV para o plano PPT de Poisson Correlacionado Espacialmente, uma avaliação comparativa dos resultados obtidos pelos dois métodos onde, utilizando as mesmas variáveis de interesse no cálculo dos mesmos parâmetros, com o mesmo tamanho de amostra e probabilidade de seleção. Os resultados indicam que o plano com PPT de Poisson Correlacionado Espacialmente, que integra coordenadas geográficas, embora com melhorias discretas, apresenta ganhos de precisão. A aplicação da metodologia evidencia o potencial da amostragem espacial para melhorar a eficiência em contextos com distribuição espacial heterogênea.

Palavras-chave: Amostra Mestra; Amostragem Espacial; Amostragem Estratificada; Pesquisas Domiciliares; PPT de Poisson Correlacionado Espacialmente; Eficiência Amostral; Informações Geográficas.

Banca examinadora:
Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE) – Orientadora

Pedro Luis do Nascimento Silva (SCIENCE) – Coorientador

José André de Moura Brito (ENCE/IBGE)

Maurício Franca Lila (ENCE/IBGE)

Coordenação de Graduação

Renata Pacheco Nogueira Duarte

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro