ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Apresentação de Monografia |
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “Estudo comparativo entre classes sociais a partir da análise do Funcionamento Diferencial do Item em Matemática no ENEM de 2023”
Aluno: Heitor Xavier Barros
Orientadora: Larissa de Carvalho Alves (ENCE/IBGE)
Data: 02 de julho de 2025 – Quarta-feira
Horário: 13h30m
Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 306 (auditório) – ENCE
Resumo: Este trabalho objetiva avaliar a equidade do teste de Matemática e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023, comparando candidatos de diferentes classes sociais. Sendo uma das principais avaliações educacionais de larga escala do Brasil, o ENEM tem como propósito não apenas investigar a qualidade do Ensino Médio nacional, mas também selecionar estudantes para o ingresso no Ensino Superior. Desta forma, o exame conta com milhões de candidatos de diversos contextos sociais anualmente e, por isso, questiona-se se ele avalia igualmente seus participantes, apesar das suas diferentes características. No contexto da Teoria de Resposta ao Item, principal metodologia utilizada para obter os resultados do exame, busca-se analisar o Funcionamento Diferencial do Item, que ocorre quando respondentes com mesma proficiência, mas características externas diferentes apresentam diferentes probabilidades de acerto em uma questão. A detecção do Funcionamento Diferencial do Item foi realizada em duas etapas e aplicada para os 45 itens do teste. Primeiramente, com base na Teoria Clássica dos Testes, avaliou-se a proporção esperada de acerto para cada grupo, controlando pelo nível de habilidade dos respondentes. Depois, com base na Teoria de Resposta ao Item, foram estimados e comparados os parâmetros do Modelo Logístico de 3 Parâmetros dos itens separadamente para cada grupo. Na aplicação do primeiro método, foi possível detectar funcionamento diferencial negligenciável em 37 itens e moderado em 1 item. Na aplicação do segundo método, foi possível detectar funcionamento diferencial negligenciável em 38 itens.
Palavras-chave: ENEM; Teoria de Resposta ao Item; Funcionamento Diferencial do Item; Modelo Logístico.
Banca examinadora:
Larissa de Carvalho Alves (ENCE/IBGE) – Orientadora
Renata Pacheco Nogueira Duarte (ENCE/IBGE)
Kelly Cristina Mota Gonçalves (DME-IM/UFRJ)
Coordenação de Graduação
Renata Pacheco Nogueira Duarte