A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada:
Favela e não favela:desafios diferenciados e efeitos da segregação urbana em indicadores educacionais de crianças e adolecentes do município do Rio de Janeiro
Aluna: Débora Simões Oliveira Franco Leandro
Data: 28 de maio de 2025– Quarta-Feira
Horário:14h00m
Resumo: Esta dissertação analisa os efeitos da segregação urbana sobre os resultados educacionais de jovens residentes em favelas e em outras áreas do município do Rio de Janeiro, com base nos dados do Censo Demográfico 2010. A partir de uma perspectiva crítica sobre a construção histórica das favelas e suas implicações socioespaciais, o trabalho investiga como fatores como local de residência, raça/cor e renda per capita influenciam a conclusão do ensino fundamental e médio em idade adequada. Foram utilizados dados agregados do Banco Multidimensional de Estatísticas (BME) e do SIDRA, com cruzamentos de variáveis como setor de moradia, nível de instrução, raça/cor e renda, aplicando metodologias de análise de tabelas de contingência, modelos loglineares e modelos logísticos, considerando as adaptações necessárias para a estrutura amostral complexa do Censo. Os resultados indicam que jovens moradores de favelas apresentam menores taxas de conclusão escolar em comparação aos residentes de outras áreas urbanas, mesmo após o controle por variáveis de raça/cor e renda. O estudo evidencia ainda que a segregação residencial reforça desigualdades educacionais, revelando a necessidade de políticas públicas específicas e focalizadas para reduzir os efeitos da desigualdade territorial no acesso à educação de qualidade.
Palavras-chave: segregação urbana. desigualdade educacional. favela. Censo 2010. tabelas de contingência.
Banca examinadora:
Dra. Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE) – Orientadora
Dr. Caio César Soares Gonçalves (FJP)
Dra. Letícia de Carvalho Giannella (ENCE/IBGE)
Coordenação de Pós-Graduação
Angelita Alves de Carvalho