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Defesa de Dissertação de Débora Simões Oliveira Franco Leandro

  A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada:

Favela e não favela:desafios diferenciados e efeitos da segregação urbana em indicadores educacionais de crianças e adolecentes do município do Rio de Janeiro

Aluna: Débora Simões Oliveira Franco Leandro 

Data: 28 de maio de 2025– Quarta-Feira

Horário:14h00m

Local: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MmJiYzk3YzgtODQ3Ni00ODhkLThmNTgtZjVmNjA4YjE3YzY1%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22d7dda5bb-4810-469b-a681-7e1bc4b84ce9%22%2c%22Oid%22%3a%22e4ec4c34-9b79-4dfc-adf6-f953afdc37a7%22%7d  

Resumo: Esta dissertação analisa os efeitos da segregação urbana sobre os resultados educacionais de jovens residentes em favelas e em outras áreas do município do Rio de Janeiro, com base nos dados do Censo Demográfico 2010. A partir de uma perspectiva crítica sobre a construção histórica das favelas e suas implicações socioespaciais, o trabalho investiga como fatores como local de residência, raça/cor e renda per capita influenciam a conclusão do ensino fundamental e médio em idade adequada. Foram utilizados dados agregados do Banco Multidimensional de Estatísticas (BME) e do SIDRA, com cruzamentos de variáveis como setor de moradia, nível de instrução, raça/cor e renda, aplicando metodologias de análise de tabelas de contingência, modelos loglineares e modelos logísticos, considerando as adaptações necessárias para a estrutura amostral complexa do Censo. Os resultados indicam que jovens moradores de favelas apresentam menores taxas de conclusão escolar em comparação aos residentes de outras áreas urbanas, mesmo após o controle por variáveis de raça/cor e renda. O estudo evidencia ainda que a segregação residencial reforça desigualdades educacionais, revelando a necessidade de políticas públicas específicas e focalizadas para reduzir os efeitos da desigualdade territorial no acesso à educação de qualidade.

Palavras-chave: segregação urbana. desigualdade educacional. favela. Censo 2010. tabelas de contingência.

Banca examinadora:

Dra. Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE) – Orientadora

Dr. Caio César Soares Gonçalves (FJP)

Dra. Letícia de Carvalho Giannella (ENCE/IBGE)

Coordenação de Pós-Graduação

Angelita Alves de Carvalho

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro