A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário no dia 07 de abril:
Presentes e futuros demográficos: instituições e cenários e Big Data e Estatísticas Públicas
Dia: 07/04/2025 – segunda-feira
Horário: 16 horas.
Local: Auditório (Sala 306)
Resumo Tema 1:No Brasil, o início do século XXI consolidou tendências demográficas e trouxe novos desafios à produção das estatísticas públicas, especialmente das demográfica. Neste contexto, a presente apresentação trará debates de dois projetos de pesquisa. O primeiro é relacionado às chamadas projeções demográficas multidimensionais, que consideram estruturas populacionais por idade, sexo e nível educacional. Serão apresentados resultados da pesquisa em andamento com as projeções populacionais no Brasil por UF, considerando tanto cenários prováveis como os de desenvolvimento. Já a segunda trará a concepção de pesquisa realizada em parceria com o INCT Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, que tem como foco a análise do Censo Demográfico 2022. A estrutura do projeto, contemplando os seus temas e objetos principais, assim como alguns dos resultados esperados, serão apresentados e debatidos. Ambas as pesquisas reforçam a importância do Censo Demográfico como um instrumento central para o presente e futuro no âmbito de sistemas estatísticos nacional, que subsidiam e respondem questões estratégicas dos planos públicos e privados.
Resumo Tema 2:Os desafios devidos ao declínio no financiamento da produção estatística e na cooperação dos respondentes continuam se agravando na medida em que o tempo passa. Como consequência, cresce a pressão sobre os produtores de estatísticas públicas, em especial os institutos nacionais de estatística, para que considerem o uso de big data para a produção de estatísticas. O Comitê de Especialistas da ONU em Big Data para Estatísticas Oficiais - UNCEBD registrou experiências nacionais no uso de dados de imagens de satélite, radares, medidores, telefonia móvel, obtidos por meio de web scraping, entre outros, para produzir estatísticas sobre temas como agricultura, população, preços e 16 dos 17 indicadores ODS, entre outras. A contribuição principal do Grupo de Pesquisa é proporcionar um espaço de discussão e experimentação que ajude na compreensão dos limites e do potencial de big data para a produção de estatísticas públicas de qualidade e aponte caminhos para a sua utilização. Apresentaremos uma visão geral do que tem sido feito nas 5 linhas de pesquisa do Grupo: Big Data na América Latina e Caribe, Big Data de Telefonia Móvel, Privacidade e Confidencialidade e Big Data e Comunicação.
Informações:
Tel.: 2142-4696
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral.
Coordenação da Pós-Graduação