ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Apresentação de Monografia |
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “Análise temporal e de fatores associados à mortalidade por neoplasias da população idosa no Brasil, no período de 2011 a 2020”
Aluno: Felipe Carneiro de Souza
Orientadora: Daniela Polessa Paula (ENCE/IBGE)
Data: 03 de dezembro de 2024 – Terça-feira
Horário: 15h30m
Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 306 – ENCE
Resumo: O envelhecimento acelerado da população exige políticas públicas eficientes. A transição demográfica alterou o perfil de adoecimento, destacando o câncer como preocupação crescente, especialmente em países em desenvolvimento.
Este estudo investigou a mortalidade por neoplasias em idosos no Brasil, ao delinear padrões temporais e espaciais dos dados de mortalidade, em conjunto com fatores socioeconômicos estaduais.
O presente trabalho analisou a mortalidade da população idosa no Brasil entre 2011 e 2020. Utilizou dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM/SUS), do Censo Demográfico e demais fontes. Padronizaram-se as taxas de mortalidade e aplicou-se a regressão de Prais-Winsten, para análise temporal. Clusters de estados foram identificados com K-means, e testes de significância estatística para os dados médios de cada cluster foram realizados.
A análise revelou variação significativa nas taxas de mortalidade por neoplasias entre estados, diferenças socioeconômicas, e a formação de três clusters que, em sua maioria, respeitaram proximidades regionais.
Palavras-chave: Neoplasia; Mortalidade; Padronização por método direto; Regressão de Prais-Winsten; Clusters.
Banca examinadora:
Daniela Polessa Paula (ENCE/IBGE) – Orientadora
Sandra Canton Cardoso (ENCE/IBGE)
Coordenação de Graduação
Renata Pacheco Nogueira Duarte