logotipo ence

 

CPNU.
Balanço 2024.
/Inscreva-se.
/Processo Seletivo 2025.
ENCEemFOCO_03.
/SIDRA.
/Ressarcimento.
Plano de Trabalho 2024.
Catalogo de Projetos 2023
Conceito_5_CAPES
SAS
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Apresentação de Monografia da Graduação de Luís Felipe Erthal Rabelo Parente e Nathan Martorelli Coelho Franco

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Graduação em Estatística

Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “Análise de agrupamentos aplicada à regionalização dos municípios do estado do Rio de Janeiro”

Alunos: Luís Felipe Erthal Rabelo Parente e Nathan Martorelli Coelho Franco

Orientador: José André de Moura Brito (ENCE/IBGE)

Data: 27 de junho de 2024 – Quinta-feira

Horário: 15h00m

Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 303  ENCE

Resumo: O presente trabalho traz uma proposta de regionalização dos municípios do estado do Rio de Janeiro, mediante o uso de um conjunto de variáveis que representam diferentes dimensões socioeconômicas do Censo Demográfico de 2010. A regionalização, realizada com o objetivo de produzir grupos de municípios homogêneos, foi baseada na aplicação de quatro diferentes algoritmos de agrupamento, mais especificamente, k-means, PAM (k-medoids) (ambos não hierárquicos), um algoritmo hierárquico baseado no método de Ward e uma variação do algoritmo HAPAGM (Heurística de Particionamento de Árvore Geradora Mínima), baseado em conceitos de grafos. Em particular, este último algoritmo contempla a estrutura espacial do estado do RJ, possibilitando a obtenção de agrupamentos contíguos de seus municípios. A fim de obter o conjunto de variáveis da base que melhor segmentam os municípios foi utilizado o método de seleção de variáveis VSCC (Variable Selection for Clustering and Classification). Para a avaliação e comparação dos resultados, foram utilizados critérios de validação relativos e externos. Em geral, analisando-se as soluções produzidas por estes algoritmos, foi possível estabelecer um nível razoável de diferenciação dos grupos de municípios, a partir da análise de algumas das variáveis consideradas no processo de agrupamento, em específico, da proporção da população em áreas urbanas e proporção de ocupados em diferentes setores da economia. Além disso, ao aplicar tais algoritmos, verificou-se a tendência de alguns municípios ficarem juntos em um mesmo grupo.

Palavras-chave: Análise de agrupamentos; municípios do estado do Rio de Janeiro; variáveis socioeconômicas; agrupamento espacial.

Banca examinadora:
José André de Moura Brito (ENCE/IBGE) – Orientador
Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE)

Coordenação de Graduação

Renata Pacheco Nogueira Duarte

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro