A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário no dia 24 de junho:
Modelos Fay-Herriot com Transformações para Estimação de Taxas Trimestrais de Extrema Pobreza em Pequenas Áreas no Brasil
Palestrante: Guilherme Jacob
Mestre em População, Território e Estatística Pública na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Doutorando em População, Território e Estatística Pública na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Tem experiência com análise de dados, amostragem complexa e medidas de desigualdade e pobreza.
Dia: 24/06/2024 – segunda-feira
Horário: 16 horas.
Por videoconferência através do link https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m804e85e500edee024dc568606c63e279
Resumo:
O IBGE produz estimativas anuais de pobreza extrema ao nível de país e Unidades da Federação usando sua principal pesquisa domiciliar, a PNADC. O monitoramento da pobreza pode se beneficiar de estimativas mais frequentes e espacialmente desagregadas, mas as estimativas diretas estão sujeitas à maior variabilidade amostral, tornando-se demasiado incertas. Estudamos como o modelo Fay-Herriot, transformações para proporções, informações auxiliares mensais obtidas pelo CadÚnico e combinação de informações entre áreas e trimestres podem ser utilizadas para obter estimativas mais estáveis, frequentes e espacialmente desagregadas. Nossos resultados mostram que, embora o CadÚnico não seja um substituto adequado para as estimativas oficiais de pobreza, ele pode ser utilizado para produzir estimativas trimestrais da taxa de extrema pobreza ao nível dos 146 Estratos Geográficos da PNADC.
Informações:
Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral.
Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação