A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário de Iniciação Científica no dia 20 de maio:
Os desafios na inclusão de pessoas LGBTI+ nas bases de dados populacionais: breve panorama a partir da Pesquisa Nacional de Saúde
Palestrante: Rafael Chaves Vasconcelos Barreto - ENCE/IBGE
Dia: 20/05/2024 – segunda-feira
Horário: 14h30
Por videoconferência através do link: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m8103f629bd9938b185d919e40a19ff19
Número da reunião: 2335 447 3368
Senha de acesso: seminarioIC_2024
Resumo: A produção de estatísticas públicas e indicadores sociodemográficos é de fundamental importância para se traçar o retrato de uma população, suas carências, potenciais e auxiliar no planejamento de políticas públicas. No entanto, quando refletimos acerca da produção de indicadores no Brasil, percebemos a invisibilidade de determinados grupos populacionais, como as pessoas LGBTI+. De forma inédita no Brasil, a variável orientação sexual foi incluída de forma experimental na Pesquisa Nacional de Saúde – PNS que foi a campo em 2019, tendo os dados desse bloco liberados em 2022. Desse modo o presente artigo se baseia em pesquisa desenvolvida em estágio pós-doutoral que vem analisando os microdados da PNS tendo como foco indicadores relacionados à saúde sexual e reprodutiva, perfis conjugais e parentais bem como violências tendo como objeto de análise homens que se autodeclararam homossexuais/bissexuais. Para alcance desses objetivos foram consideradas as variáveis dos seguintes módulos: módulo Y – Atividade Sexual, módulo C – Características Gerais dos Moradores e módulo V – Violência. Quanto à análise e tratamento dos dados, todas as estimativas foram realizadas considerando a amostragem complexa através do SPSS e, para dar uma dimensão da qualidade das estimativas, optou-se por mostrar o Coeficiente de Variação dos cruzamentos das variáveis. Por fim, sob a luz da bibliografia selecionada, são trazidas algumas reflexões acerca do tema, articuladas aos dados da PNS 2019..
Aos graduandos, a participação no seminário vale horas de atividades complementares. Para que estudantes tenham as horas computadas, devem ingressar na sala de reunião com o nome completo e o número de matrícula.
A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral.