logotipo ence

 

CPNU.
Balanço 2024.
/Inscreva-se.
/Processo Seletivo 2025.
ENCEemFOCO_03.
/SIDRA.
/Ressarcimento.
Plano de Trabalho 2024.
Catalogo de Projetos 2023
Conceito_5_CAPES
SAS
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Dissertação de Mestrado de Laís Vasconcelos Rocha Fortes

 A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada:

“Precarização do Trabalho por Conta Própria no Brasil: Uma proposta de categorização a partir da PNAD Contínua (2012 - 2022)”

Aluna: Laís Vasconcelos Rocha Fortes

Data: 30 de abril de 2024, terça-feira

Horário: 14h

Local : Auditório - Sala 306

Local : https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m433ef2a3169f73718b7cf8d306aa39ca

Resumo: Desde a década de 1970, a sociedade tem experimentado transformações significativas nas esferas sociais, impulsionadas por mudanças no regime de acumulação capitalista e nas formas de regulamentação social e política. Essas mudanças repercutiram intensamente no mundo do trabalho, redefinindo relações de produção, inserção dos trabalhadores na produção, processos de trabalho e instituições, sob a influência da acumulação flexível e do paradigma neoliberal. No início do milênio, pesquisadores brasileiros vislumbravam uma possível expansão do trabalho por conta própria no Brasil, antecipando a interrupção do crescimento no mercado de trabalho na primeira década do século XXI. Diante da crise política, social e econômica a partir de 2015, agravada pela pandemia do novo coronavírus em 2020, bem como das mudanças nos paradigmas da cultura do trabalho, a expansão e transformação do trabalho por conta própria, assim como a deterioração das condições de vida e trabalho da população, voltou a chamar atenção. Por ser a posição ocupacional mais heterogênea das estatísticas de trabalho nacionais, esta dissertação apresenta uma classificação sócio-ocupacional para compreender de forma desagregada como vem ocorrendo a evolução dos trabalhadores por conta própria no Brasil entre os anos de 2012 e 2022. A partir do processamento de dados provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, foram obtidos resultados que, com base nas classes propostas pela classificação, fornecem informações para o Brasil e Grandes Regiões.

Palavras-chave: Trabalhador por conta própria; trabalho precário; mercado de trabalho; classificação sócio-ocupacional; PNAD Contínua.

Banca examinadora:

Dra. Barbara Cobo Soares (ENCE/IBGE) – Orientadora

Dr. Marcos Dantas Hecksher (IPEA) – Coorientador

Dr. Miguel Antonio Pinho Bruno (ENCE/IBGE)

Dr. Sandro Sacchet de Carvalho (IPEA)

Coordenação de Pós-Graduação

Angelita Alves de Carvalho

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro