logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário ENCE - Conflitos Ambientais e Saúde no Brasil: um panorama a partir do Mapa de Conflitos

A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário no dia 1º de abril:

Conflitos Ambientais e Saúde no Brasil: um panorama a partir do Mapa de Conflitos

Palestrante: Diogo Ferreira da Rocha

Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz e em Democracia no Século XXI pela Faculdade de Economia/Universidade de Coimbra. Também é pesquisador do Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde e membro do Grupo de Trabalho em Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

 

Dia: 01/04/2024 – segunda-feira

Horário: 16 horas.

Por videoconferência através do link https://ibge.webex.com/weblink/register/re850938e10adcda0ae8fc4f01c940155

Resumo: Os conflitos ambientais são uma forma contemporânea de disputa que envolve pessoas e grupos vulnerabilizados econômica e politicamente que vivem em territórios ameaçados do ponto de vista ambiental. Entre estes se destacam os moradores das periferias urbanas, povos e comunidades tradicionais e populações expostas a desastres, empreendimentos ou políticas públicas que impactam negativamente o equilíbrio ecossistêmico, as condições de vida e a saúde. O projeto Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que desde 2008 tem identificado, sistematizado e relatado situações como essas, a partir de uma perspectiva que visa integrar os dados empíricos a análises baseadas em campos como a Saúde Coletiva, a Ecologia Política e as Ciências Sociais. A proposta da apresentação é, a partir de um breve panorama dos conflitos ambientais em curso no País entre 2008 e 2024, discutir os principais desafios brasileiros no que se refere à promoção da saúde e à construção de uma sociedade social e ambientalmente mais justa.

Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral.

 

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro