ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Apresentação de Monografia |
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “Influência da vacinação contra o papilomavírus humano na incidência e mortalidade por câncer do útero”
Aluno: Juan Pablo Ferreira Cavalcante
Orientadora: Renata Pacheco Nogueira Duarte (ENCE/IBGE)
Data: 04 de dezembro de 2023 – Segunda-feira
Horário: 16h00m
Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 304 – ENCE
Resumo: No mundo, o câncer é um dos principais problemas de saúde e, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), canceres causados por infecções, como Herpevírus (HHV-8), Hepatite e Papilomavírus Humano (HPV), representam 22% das mortes por câncer em países de baixa renda. No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina e a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer. Esse tipo de câncer, também conhecido como câncer cervical, está associado à infecção persistente pelo Papilomavirus Humano (HPV) e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 80% das mulheres sexualmente ativas são contaminadas por esse vírus em algum momento da vida. O HPV é reconhecido como um fator de risco significativo para o desenvolvimento do câncer cervical, tornando a vacinação uma estratégia crucial de prevenção. No Brasil, através do Sistema único de Saúde (SUS), foi implementada a campanha de vacinação gratuita de meninas de 9 a 13 anos em 2014 e, em 2017, foi ampliada para meninos com idade entre 11 e 14 anos e meninas para 9 a 14 anos. Nove anos após o início desta campanha de vacinação, torna-se necessário entender sua efetividade na incidência e na mortalidade por câncer do colo do útero. Com este objetivo, neste trabalho foram organizados os dados disponíveis sobre vacinação contra HPV, incidência e mortalidade por câncer cervical, retirados de bancos de dados do INCA e do SIM, e através do ajuste de um modelo logístico, foi analisado o impacto da vacinação e da influência de algumas outras variáveis sociodemográficas e de acesso à saúde (obtidas do PNI, CNES, SISCAN e outras bases do IBGE) na mortalidade e incidência por câncer do colo do útero nas capitais brasileiras em 2023.
Palavras-chave: Vacinação contra o HPV; Câncer do Colo do Útero; Papilomavírus Humano, Incidência e Mortalidade, Modelo Logístico.
Banca examinadora:
Renata Pacheco Nogueira Duarte (ENCE/IBGE) – Orientadora
Larissa de Carvalho Alves (ENCE/IBGE)
Ana Carolina Soares Bertho (ENCE/IBGE)
Coordenação de Graduação
Gustavo da Silva Ferreira