logotipo ence

 

CPNU.
Balanço 2024.
/Inscreva-se.
/Processo Seletivo 2025.
ENCEemFOCO_03.
/SIDRA.
/Ressarcimento.
Plano de Trabalho 2024.
Catalogo de Projetos 2023
Conceito_5_CAPES
SAS
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Apresentação de Monografia da Graduação de Juan Pablo Ferreira Cavalcante

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Graduação em Estatística

Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “Influência da vacinação contra o papilomavírus humano na incidência e mortalidade por câncer do útero”

Aluno: Juan Pablo Ferreira Cavalcante

Orientadora: Renata Pacheco Nogueira Duarte (ENCE/IBGE)

Data: 04 de dezembro de 2023 – Segunda-feira

Horário: 16h00m

Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 304  ENCE

Resumo: No mundo, o câncer é um dos principais problemas de saúde e, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), canceres causados por infecções, como Herpevírus (HHV-8), Hepatite e Papilomavírus Humano (HPV), representam 22% das mortes por câncer em países de baixa renda. No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina e a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer. Esse tipo de câncer, também conhecido como câncer cervical, está associado à infecção persistente pelo Papilomavirus Humano (HPV) e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 80% das mulheres sexualmente ativas são contaminadas por esse vírus em algum momento da vida. O HPV é reconhecido como um fator de risco significativo para o desenvolvimento do câncer cervical, tornando a vacinação uma estratégia crucial de prevenção. No Brasil, através do Sistema único de Saúde (SUS), foi implementada a campanha de vacinação gratuita de meninas de 9 a 13 anos em 2014 e, em 2017, foi ampliada para meninos com idade entre 11 e 14 anos e meninas para 9 a 14 anos. Nove anos após o início desta campanha de vacinação, torna-se necessário entender sua efetividade na incidência e na mortalidade por câncer do colo do útero. Com este objetivo, neste trabalho foram organizados os dados disponíveis sobre vacinação contra HPV, incidência e mortalidade por câncer cervical, retirados de bancos de dados do INCA e do SIM, e através do ajuste de um modelo logístico, foi analisado o impacto da vacinação e da influência de algumas outras variáveis sociodemográficas e de acesso à saúde (obtidas do PNI, CNES, SISCAN e outras bases do IBGE) na mortalidade e incidência por câncer do colo do útero nas capitais brasileiras em 2023.

Palavras-chave: Vacinação contra o HPV; Câncer do Colo do Útero; Papilomavírus Humano, Incidência e Mortalidade, Modelo Logístico.

Banca examinadora:
Renata Pacheco Nogueira Duarte (ENCE/IBGE) – Orientadora
Larissa de Carvalho Alves (ENCE/IBGE)
Ana Carolina Soares Bertho (ENCE/IBGE)

Coordenação de Graduação

Gustavo da Silva Ferreira

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro