logotipo ence

 

CPNU.
Balanço 2024.
/Inscreva-se.
/Processo Seletivo 2025.
ENCEemFOCO_03.
/SIDRA.
/Ressarcimento.
Plano de Trabalho 2024.
Catalogo de Projetos 2023
Conceito_5_CAPES
SAS
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário ENCE: Pesquisa Domiciliar Participativa do Projeto Rio Doce: desafios, métodos e lições aprendidas

A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário no dia 04 de dezembro:

Pesquisa Domiciliar Participativa do Projeto Rio Doce: desafios, métodos e lições aprendidas

Palestrantes: Pedro Luís do Nascimento Silva e Denise Britz do Nascimento Silva

Pedro Luís Nascimento Silva é pesquisador titular aposentado, colaborador voluntário da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), bacharel em Estatística pela ENCE(1980), mestre em Matemática Aplicada – Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) (1988) e doutor em Estatística pela Universidade de Southampton (1996), com pós-doutorado na mesma universidade (2003). 

Denise Britz do Nascimento Silva é professora aposentada e colaboradora voluntária da (ENCE), e pesquisadora associada da Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica (SCIENCE). É Vice-Presidente do International Statistical Institute (ISI). Possui graduação em Estatística pela ENCE, mestrado em Estatística pela UFRJ e doutorado em Estatística pela University of Southampton.

Dia: 04/12/2023 – segunda-feira

Horário: 16 horas.

Por videoconferência através do link https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m37846f85ffa744f62aabee0f5a34a612 

Senha de acesso: mjPdHHvh377

Resumo: A Pesquisa Domiciliar Participativa (PDP) do Projeto Rio Doce foi realizada em 2022 pela SCIENCE, para a Fundação Getúlio Vargas. A PDP teve dois objetivos centrais: 1) Fornecer um retrato da situação socioeconômica da população da região delimitada como atingida pelo desastre do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em Mariana - MG; 2) Fornecer informações que permitissem testar a hipótese da ocorrência de impacto econômico do desastre sobre a população da região atingida, e estimar a magnitude desse impacto, caso confirmado. O desastre ocorreu em 2015, e a PDP só foi a campo em 2022. Entre outros motivos, a defasagem temporal susc itou uma série de desafios para o planejamento e a realização da pesquisa. A PDP enfrentou esses desafios com emprego de soluções técnicas inovadoras que serão descritas no seminário. Apresentaremos também um conjunto de lições aprendidas com a experiência, e indicaremos onde podem ser encontrados os principais resultados da pesquisa.

Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral.

 

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro