A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário no dia 06 de novembro:
Utopias urbanas e o giro decolonial
Palestrantes:Ester Limonad e Roberto Luís De Melo Monte-mor
Ester Limonad possui pós-doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Barcelona, é doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Professora Titular Aposentada da Universidade Federal Fluminense.
Luís De Melo Monte-mor possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e Ph.D. em Planejamento Urbano pela Universidade da California, Los Angeles. Atualmente é Professor Titular no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Cedeplar, da Face - Faculdade de Ciências Econômicas e no Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo- NPGAU, da Escola de Arquitetura, ambas da UFMG.
Dia: 06/11/2023 – segunda-feira
Horário: 16 horas.
Por videoconferência:
https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m79659ef3bb55ee674178d6edeb83ce0e
Resumo
Os autores refletem sobre utopias urbanas, um urbanonatural, que almejem relações sociedade-natureza alternativas e projetos utópicos societais equânimes, que fortaleçam a solidariedade social, outras relações sociais de produção, outras formas de produzir o espaço social (e diferenciado) e outras formas de vida cotidiana capazes de enfrentar a acumulação capitalista. De uma perspectiva latino-americana contemporânea, fazem uma abordagem crítica das utopias urbanas e possíveis expressões do urbano-natural. Baseados em Quijano, Walsh e Lefebvre, visam realçar o papel transformador da vida cotidiana ao lado de formas alternativas de produzir a vida mate rial e a existência social. Trata-se de apontar que os caminhos rumo às utopias urbanas devem superar a colonização da vida social, do conhecimento e das técnicas, bem como as ideologizações hegemônicas.
Informações:
Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral.
Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação