A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário no dia 09 de outubro:
SUS: avaliação da eficiência do gasto público em saúde
Palestrante: Carlos Octávio Ocké-Reis
Economista, doutor em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (UERJ) e pós-doutor pela Yale School of Management. Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Dia: 09/10/2023 – segunda-feira
Horário: 16 horas.
Por videoconferência:
https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m08d353b475af8a9fc3ee1ee0530611c0
Senha de acesso: XUp2X3wVtM5
Resumo: Com a crise sanitária mundial após a fase aguda da pandemia da covid-19, que matou mais de 700 mil pessoas no Brasil, foi importante refletir sobre a necessidade de se aumentar os recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desde a criação, em 1988, o SUS vem sofrendo com o esvaziamento do orçamento da seguridade social e o subfinanciamento das ações e serviços públicos de saúde. A partir de 2016, a situação se agravou, provocando, entre outros, um processo de desfinanciamento do SUS, no contexto do aumento da pobreza e da desigualdade. Após este cenário, reforça-se a ideia de que os problemas do SUS resultam da falsa dicotomia entre financiamento e gestão – quando é plausível admitir que boa parte dos problemas de gestão tenham decorrido em razão de um quadro de restrição or&cced il;amentária.
Informações:
Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral.
Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação