A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário no dia 25 de Setembro:
Militarização e Mercantilização da vida no Rio de Janeiro: 'pacificação', milícias e precariedade
Palestrante: Lia de Mattos Rocha
Professora Associada do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Dia: 25/09/2023 – segunda-feira
Horário: 16:00 horas.
Por Videoconferência, via Webex.
https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=me4b0619f4bdb5a32280b851629824320
Senha de acesso: 5VpdXWwuU69
Resumo: O debate sobre militarização tem se renovado nas ciências sociais - para além dos tradicionais estudos no campo da Defesa e das Relações Internacionais - desde a virada para o séc. XXI, sobretudo em função da Guerra ao Terror lançada pelo governo americano após os atentados nos Estados Unidos em 11 de Setembro de 2001. Contudo, parte considerável desta reflexão tem como referência os países do Norte, o que levanta a questão: em uma sociedade desigual como a brasileira, em que o Estado sempre governou através de seus braços armados (legal e ilegalmente), que novidade traz a categoria militarização? Ou ainda, que atualizações e adaptações precisamos fazer para compreender o que seria uma militarização "à brasileira"? Assim, esta comunicação apresenta resultados parciais de meu projeto de pesquisa que busca, através de metodologia que articula trabalho de campo qualitativo e análise de dados secundários, compreender as diferentes dimensões que a militarização assume na vida cotidiana da população. Para tanto, observo particularmente o fenômeno das milícias na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, enquanto forma "militarizada" de governo dos pobres e de gestão na/da precariedade.
Informações:
Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral.
Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação