logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário ENCE: Os nomes geográficos no IBGE

A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário ENCE no dia 14 de Agosto: 

 Os nomes geográficos no IBGE

Palestrantes:

Ana Resende da Rocha Bérenger e Graciosa Rainha Moreira

Ana Resende tem Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é analista planejamento e gestão de infraestrutura de informações geográficas e estatísticas da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: toponímia, padronização de nomes geográficos. 

Graciosa Moreira tem Graduação em Licenciatura em Ciências com ênfase em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialização em Análise de Sistemas pelo IBPI, aperfeiçoamento em Computação Científica pela UFRJ, especialização em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela UFRJ e mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Doutorado em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Atualmente trabalha no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como analista de sistemas na Equipe de Desenvolvimento, na Coordenação de Cartografia. Temas de atuação e interesse no IBGE: nomes geográficos, indicações geográficas, INDE, BNGB e banco de dados espaciais, dentre outros. 

Dia: 14/08/2023 – segunda-feira  

Horário: 16:00 horas.  

Local:https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m4aa4e34f2b20dcb3582e1592df28df38

Resumo  

A palestra aborda os principais conceitos dos nomes geográficos e seu tratamento na Gerência de Nomes Geográficos da Coordenação de Cartografia da Diretoria de Geociências do IBGE, bem como a inserção do IBGE no cenário internacional na temática. 

  

Informações:  

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691  

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral. 

 

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação 

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro