ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
Defesa de Dissertação de Mestrado
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada: “Expansão e interiorização da educação superior no estado do Rio de Janeiro: Análises das desigualdades de acesso da população fluminense”
Aluna: Lidiane Braga Sales de Souza
Data: 06 de julho de 2023 – Quinta-Feira
Horário: 09h30m
Local: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m60d49f94b6effb65a27338302cc91ece
Senha da Reunião: g46WGTxUce4
Resumo: A educação superior no Brasil ganhou, nas duas últimas décadas, atenção especial no cenário político e econômico em prol da ampliação e diversificação do sistema educacional. O processo de expansão e interiorização da educação superior no país foi fundamentado em arcabouços legais, em especial na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e nos Plano Nacionais da Educação. A ação se desenvolveu sob influência de mudanças estruturais, políticas e ideológicas, avanço das TICs e popularização da internet. Na primeira década do século XXI, a democratização do acesso à educação superior tornouse uma realidade no país, com implementação de diversos programas e políticas públicas e o estado do Rio de Janeiro também contou com o Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Contudo, a expansão da educação superior não ocorreu de forma homogênea no âmbito nacional e no território fluminense. Esta dissertação analisa as desigualdades regionas de acesso à educação superior da população fluminense. Para isso, os programas e políticas públicas implementadas são apresentados, destacando-se suas sinergias e complementaridades, que se mostraram limitadas por não existir ainda um sistema integrado no país. A análise dos seus efeitos, e a avaliação da demanda e oferta desse nível educacional, desenvolveram-se sob o prisma da evolução dos indicadores educacionais, e da mensuração da demanda potencial, considerando o perfil socioeconômico dos ingressantes, da população fluminense e o cenário do mercado de trabalho por estratos geográficos fluminense. Por fim, investigou-se o papel do Consórcio CEDERJ no processo de expansão e interiorização da educação superior no estado do Rio de Janeiro. Os resultados sinalizaram ainda existia desigualdades de oferta e acesso a esse nível educacional entre grupos populacionais, por situação de domicílio, étnico-raciais, por classes da renda mensal domiciliar per capita e por estratos geográficos do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Expansão e interiorização; programas e políticas públicas; desigualdade de acesso; Consórcio CEDERJ.
Banca examinadora:
Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (ENCE/IBGE) – Orientadora
Dra. Barbara Cobo Soares (ENCE/IBGE) – Coorientadora
Dra. Joana Simoes de Melo Costa (ENCE/IBGE)
Dra. Danielle Carusi Machado (UFF)
Angelita Alves de Carvalho