logotipo ence

 

CPNU.
Balanço 2024.
/Inscreva-se.
/Processo Seletivo 2025.
ENCEemFOCO_03.
/SIDRA.
/Ressarcimento.
Plano de Trabalho 2024.
Catalogo de Projetos 2023
Conceito_5_CAPES
SAS
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Dissertação de Lidiane Braga Sales de Souza

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

 Defesa de Dissertação de Mestrado

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada: “Expansão e interiorização da educação superior no estado do Rio de Janeiro: Análises das desigualdades de acesso da população fluminense”

Aluna: Lidiane Braga Sales de Souza

Data: 06 de julho de 2023 – Quinta-Feira

Horário: 09h30m

Local: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m60d49f94b6effb65a27338302cc91ece 

Senha da Reunião: g46WGTxUce4

Resumo: A educação superior no Brasil ganhou, nas duas últimas décadas, atenção especial no cenário político e econômico em prol da ampliação e diversificação do sistema educacional. O processo de expansão e interiorização da educação superior no país foi fundamentado em arcabouços legais, em especial na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e nos Plano Nacionais da Educação. A ação se desenvolveu sob influência de mudanças estruturais, políticas e ideológicas, avanço das TICs e popularização da internet. Na primeira década do século XXI, a democratização do acesso à educação superior tornouse uma realidade no país, com implementação de diversos programas e políticas públicas e o estado do Rio de Janeiro também contou com o Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Contudo, a expansão da educação superior não ocorreu de forma homogênea no âmbito nacional e no território fluminense. Esta dissertação analisa as desigualdades regionas de acesso à educação superior da população fluminense. Para isso, os programas e políticas públicas implementadas são apresentados, destacando-se suas sinergias e complementaridades, que se mostraram limitadas por não existir ainda um sistema integrado no país. A análise dos seus efeitos, e a avaliação da demanda e oferta desse nível educacional, desenvolveram-se sob o prisma da evolução dos indicadores educacionais, e da mensuração da demanda potencial, considerando o perfil socioeconômico dos ingressantes, da população fluminense e o cenário do mercado de trabalho por estratos geográficos fluminense. Por fim, investigou-se o papel do Consórcio CEDERJ no processo de expansão e interiorização da educação superior no estado do Rio de Janeiro. Os resultados sinalizaram ainda existia desigualdades de oferta e acesso a esse nível educacional entre grupos populacionais, por situação de domicílio, étnico-raciais, por classes da renda mensal domiciliar per capita e por estratos geográficos do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Expansão e interiorização; programas e políticas públicas; desigualdade de acesso; Consórcio CEDERJ.

Banca examinadora:

Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (ENCE/IBGE) – Orientadora

Dra. Barbara Cobo Soares (ENCE/IBGE) – Coorientadora

Dra. Joana Simoes de Melo Costa (ENCE/IBGE)

Dra. Danielle Carusi Machado (UFF)

  Coordenação de Pós-Graduação

Angelita Alves de Carvalho

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro