logotipo ence

 

CPNU.
Balanço 2024.
/Inscreva-se.
/Processo Seletivo 2025.
ENCEemFOCO_03.
/SIDRA.
/Ressarcimento.
Plano de Trabalho 2024.
Catalogo de Projetos 2023
Conceito_5_CAPES
SAS
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Apresentação de Monografia da Graduação de Luis Henrique Canelas Pessoa Toledo

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Graduação em Estatística

Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE NO DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS NO BRASIL EM 2019

Aluno: Luis Henrique Canelas Pessoa Toledo

Orientador: Gustavo Henrique Mitraud Assis Rocha (ENCE/IBGE)

Data: 03 de julho de 2023 – Segunda-feira

Horário: 19h00m

Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 304 ENCE

Resumo da Monografia: A saúde mental pode ser definida como um estado de bem-estar onde o indivíduo é capaz de recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a comunidade em que vive. Entretanto, algumas pessoas são acometidas por alterações no funcionamento da mente que prejudicam o seu desenvolvimento em diversos cenários como, por exemplo, na vida pessoal, nas relações amorosas, no trabalho, nos estudos e, também, na possibilidade de autocrítica. Essas alterações são conhecidas como transtornos mentais. Nesse trabalho, usando dados provenientes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, foram utilizadas métricas para analisar a existência e, posteriormente, mensurar a associação entre as características do respondente e os transtornos mentais.
Com ajuste de um modelo de regressão logística para dados complexos com o intuito de estudar quais fatores eram estatisticamente significativos para o desenvolvimento da depressão, utilizando o conceito de razão de chances (Odds Ratio), concluiu-se que: ser do sexo feminino, ser divorciado/viúvo, ser da região sul-sudeste, ser fumante, ser vítima de qualquer tipo de violência e ser de zona urbana, eram algumas das características que contribuíam para uma maior probabilidade de ter um diagnóstico de depressão.

Palavras-chave: Saúde mental. Transtorno mental. Depressão. Modelo Linear Generalizado. Dados Complexos. Regressão Logística. Razão de chances.

Banca examinadora:

Gustavo Henrique Mitraud Assis Rocha (ENCE/IBGE) – Orientador

Eduardo Lima Campos (ENCE/IBGE)

Coordenação de Graduação

Gustavo da Silva Ferreira

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro