ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Apresentação de Monografia |
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “ATRASO DO DIAGNÓSTICO DE MALÁRIA NO AMAZONAS: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA ESPACIAL”
Aluno: Theo Nascimento Soares da Cunha
Orientadora: Maria Luiza Guerra de Toledo (ENCE/IBGE)
Coorientadora: Ana Carolina Soares Bertho (ENCE/IBGE)
Data: 03 de julho de 2023 – Segunda-feira
Horário: 18h20m
Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 204 – ENCE
Resumo da Monografia: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, 430 mil pessoas morrem de malária por ano. Entre elas, 70% são crianças com menos de 5 anos de idade. No Brasil, em torno de 95% dos registros da doença são na Região Amazônica, sendo que 41,75% desses foram notificados somente no estado do Amazonas em 2021 (Sistema de Vigilância Epidemiológica de Malária).
Uma das grandes questões associadas a doença é o intervalo entre o momento que o indivíduo é infectado, até o momento no qual ele busca tratamento. Quando o indivíduo demora para procurar ajuda médica, a doença pode se desenvolver para quadros mais complexos, levando em alguns casos à morte. No Brasil, esse cenário de demora na procura por atendimento médico é bastante comum.
Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é entender a dinâmica que leva a demora no diagnóstico no Amazonas, utilizando dados de registros de infecções em todo o ano de 2021. Para este fim, foi utilizado um modelo de Cox de Riscos Proporcionais com uma estrutura de fragilidades para Análise de Sobrevivência Espacial. O objetivo principal do trabalho é compreender os efeitos dos fatores faixa etária, sexo, escolaridade, raça e espécie do parasita da infecção tem relação com o tempo para buscar atendimento médico.
Os resultados obtidos apontam que jovens e indígenas analfabetos recebem diagnóstico consideravelmente mais rápido que o resto da população. As variáveis sexo e espécie do parasita não tiveram grande influência no tempo até diagnóstico.
Palavras-chave: Malária; Análise de sobrevivência; Modelo de Cox; Análise espacial.
Banca examinadora:
Maria Luiza Guerra de Toledo (ENCE/IBGE) – Orientadora
Ana Carolina Soares Bertho (ENCE/IBGE) – Coorientadora
Angelita Alves de Carvalho (ENCE/IBGE)
Renata Souza Bueno (ENCE/IBGE)
Coordenação de Graduação
Gustavo da Silva Ferreira