logotipo ence

 

Nupesq.
ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/8 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Apresentação de Monografia da Graduação de Gabriel Alvarenga Rocha

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Graduação em Estatística

Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: COMPARAÇÃO DE CLASSIFICADORES AUTOMÁTICOS DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA O CÁLCULO DO INDICADOR ODS 11.7.1

Aluno: Gabriel Alvarenga Rocha

Orientadora: Andréa Diniz da Silva (ENCE/IBGE)

Coorientador: Marcelo Rodrigues de Albuquerque Maranhão (DGC/IBGE)

Data: 29 de junho de 2023 – Quinta-feira

Horário: 16h00m

Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 306 (Auditório) ENCE

Resumo da Monografia: O uso de fontes tradicionais de dados para produção de estatísticas públicas, obtidos a partir pesquisas domiciliares e levantamentos de campo, enfrenta desafios significativos, especialmente na coleta de informações sobre a infraestrutura urbana. O elevado custo das pesquisas é um dos principais obstáculos, tornando o processo lento, caro e muitas vezes inviável. Nesse sentido, o presente trabalho tem, como objetivo, mostrar que é possível utilizar Big Data do tipo imagens de satélites para a produção do cálculo do indicador ODS 11.7.1 (Proporção da área construída nas cidades que é espaço público aberto para uso de todos, por sexo, idade e pessoas com deficiência), relacionado ao Objetivo 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis da Agenda 2030 da ONU. Para isso, foram comparados 5 modelos de classificação automática, utilizando dados abertos de imagens de satélites para diferenciar espaço público aberto a todos de espaço privado, por meio de métodos de segmentação semântica. Os resultados obtidos foram utilizados para o cálculo do indicador ODS 11.7.1. O trabalho evidencia a importância do uso de Big Data e imagens de satélites na produção de informações relevantes nas estatísticas públicas, em especial nas áreas onde não há disponibilidade de dados tradicionais.

Palavras-chave: big data, imagens de satélite, Indicador ODS 11.7.1, Agenda 2030, segmentação semântica, classificação automática.

Banca examinadora:

Andréa Diniz da Silva (ENCE/IBGE) – Orientadora

Marcelo Rodrigues de Albuquerque Maranhão (DGC/IBGE) – Coorientador

José André de Moura Brito (ENCE/IBGE)

Coordenação de Graduação

Gustavo da Silva Ferreira

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro