logotipo ence

 

Nupesq.
ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/8 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Apresentação de Monografia da Graduação de Carolina Barbosa Seidel da Costa

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Graduação em Estatística

Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “ANÁLISE DA SIMILARIDADE DE PREFERÊNCIAS POR FILMES E SÉRIES ENTRE PAÍSES UTILIZANDO MODELOS PARA REDES SOCIAIS”

Aluna: Carolina Barbosa Seidel da Costa

Orientador: Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE)

Data: 22 de junho de 2023 – Quinta-feira

Horário: 18h00m

Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 306 (Auditório) ENCE

Resumo da MonografiaAs plataformas de streaming revolucionaram a forma como as pessoas consomem filmes e séries, permitindo que seus conteúdos sejam assistidos a qualquer hora e em qualquer lugar — o que foi essencial para o aumento desse consumo. Com isso, torna-se cada vez mais imprescindível um estudo para verificar quais países possuem perfis de interesse mais parecidos e, dessa forma, identificar os lugares que determinadas obras devem ser lançadas para que sejam bemsucedidas. Assim, o objetivo desta monografia é analisar e comparar o mercado mundial do consumo de produções audiovisuais em 2022, utilizando dados do Top 10 filmes e séries de cada país que é disponibilizado pelo site da plataforma de streaming Netflix. Para isso, foram utilizadas técnicas de redes sociais, como Escalonamento Multidimensional, Modelo de Abertura Binomial — tipo específico de um Modelo Linear Generalizado — e Modelo de Distâncias Latentes, além de um método de clusterização, o K-means. Como resultado inicial, observou-se que o continente europeu apresenta muitas produções audiovisuais em comum com o restante do mundo, já o continente asiático é o que possui menos obras compartilhadas no Top 10 com os outros. No entanto, a Oceania possui comportamentos diferentes para as bases, tendo poucos filmes e muitas séries em comum com o restante. Também foi verificado que, em ambos os modelos, países de um mesmo continente geralmente são posicionados próximos uns dos outros, com exceção da África que não apresenta um padrão definido. Além disso, notou-se que Japão e Coreia do Sul são os países que consomem mais produções locais, mas, quando consideradas as obras populares, nenhum país teve destaque. Por último, constatou-se que o algoritmo de clusterização não gerou grupos compatíveis com os continentes, indicando que a questão regional não é um fator que influencia a preferência por filmes e séries.

Palavras-chave: Produções Audiovisuais; Filmes; Séries; Netflix; Redes Sociais; Escalonamento Multidimensional; Modelos Lineares Generalizados; Modelo de Distâncias Latentes; K-means.

Banca examinadora:

Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE) – Orientador

Izabel Nolau de Souza (IPEA)

Coordenação de Graduação

Gustavo da Silva Ferreira

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro