Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Seminário de Iniciação Científica
A ENCE tem o prazer de convidar para o seminário:
Hub Regional da ONU para Big Data para Estatísticas Oficiais: apoiando o uso de big data por Institutos Nacionais de Estatística na América Latina e no Caribe
Andrea Diniz da Silva
ENCE/IBGE
Big data tem sido cada vez mais utilizado com sucesso por muitos institutos nacionais de estatística - INEs como alternativa aos dados de pesquisa tradicionais. O Comitê de Especialistas das Nações Unidas em Big Data e Ciências de Dados para Estatísticas Oficiais - UNCEBD registrou pelo menos 111 experiências nacionais no uso de web scraping, dados de telefonia celular, mídias sociais e imagens de satélite, entre outras fontes, para produzir um amplo número de estatísticas, incluindo sobre preços, migração, agricultura, mobilidade e indicadores para pelo menos os ODS 1, 2, 5, 6, 11, 14 e 15. Para apoiar os INEs no uso de big data, o UNCEBD criou quatro hubs regionais: Brasil, China, Emirados Árabes Unidos e Ruanda. O Hub Regional no Brasil vem desenvolvendo diversas atividades de capacitação na América Latina e Caribe, inclusive para capacitar e despertar o interesse de jovens estatísticos no uso de big data, apoiar o compartilhamento de experiências e conhecimentos e estreitar laços e promover a cooperação na Região. A apresentação fornecerá uma visão geral sobre o trabalho que está sendo realizado pelo hub no Brasil, bem como sobre as práticas ao redor do mundo e os desafios relacionados ao uso de big data relatados pelos institutos nacionais de estatística na América Latina e Caribe que responderam às duas consultas realizadas nos anos de 2022 e 2023.
Dia: 10/04/2023
Horário: 14h:30min
Transmissão via Webex.
Detalhes da reunião:
Link para o seminário:
https://ibge.webex.com/ibge-pt/j.php?MTID=m38ef47ef19c338c095321bb05323ccd7
Número da reunião: 2344 172 2720
Senha de acesso: SeminarioIC_ence
OBS: A participação no seminário valerá horas de atividades complementares. Para que as horas sejam computadas, os alunos devem ingressar na sala de reunião com o nome completo e o número de matrícula.
A participação é aberta a todos os professores e alunos da graduação e da pós graduação, assim como a todos os funcionários do IBGE.