logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Tese de Bruno Freitas Cortez

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

 Defesa de Tese de Doutorado

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Tese de Doutorado intitulada: “Controle Estatístico de Confidencialidade em microdados de pesquisas amostrais domiciliares

Aluno: Bruno Freitas Cortez

Data: 27 de Fevereiro de 2023 – Segunda-Feira

Horário: 14h30m

Localhttps://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m44d6e3967ac60fd0d0a7f0965a1082bf

Senha: dWrZVJy96J2

Resumo Tese: Dados e informações são, cada vez mais, produzidos, demandados e valorizados na sociedade atual. Entretanto, quando se trata de estatísticas oficiais há que se considerar e garantir a confidencialidade das informações dos respondentes, afinal, a obtenção de dados confiáveis depende de sua cooperação e boa vontade. Desta forma, garantir a confiança e aceitação do público necessárias aos Institutos Nacionais de Estatística (INE) é crucial, e uma das formas para tal é assegurar que os respondentes não possam ser identificados a partir dos dados publicados. O campo de estudo de Controle Estatístico de Confidencialidade (CEC) foi desenvolvido justamente em resposta a desafios em relação à confidencialidade das informações que os profissionais dos INE enfrentavam na prática, resultado principalmente de inovações tecnológicas e novas formas de disseminação de dados. As técnicas de CEC visam tratar os dados para que possam ser divulgados sem revelar informações confidenciais neles contidas, ao mesmo tempo que tentam reduzir a perda de informação advinda deste processo. Assim, esta tese tem por objetivo propor uma abordagem para a implantação de métodos de CEC, para os microdados de uso público, em pesquisas amostrais domiciliares. A proposta engloba a seleção de cenários de revelação e variáveis-chave, a estimação do risco de revelação dos registros da pesquisa, a aplicação de métodos de mascaramento para os registros com risco acima de um limite considerado tolerável, a mensuração da perda de informação resultante da etapa de mascaramento, e explora as similaridades e sinergia com os processos de crítica e imputação. Para ilustrar o desenvolvimento da abordagem proposta, foi utilizada a PNAD Contínua, por ser a principal pesquisa amostral domiciliar do IBGE, que abrange todo o território nacional. Adicionalmente, foi desenvolvido um escore que leva em conta conjuntamente as medidas de risco e de utilidade das informações para auxiliar na decisão entre distintas configurações de mascaramento. Os resultados obtidos, a partir do que foi proposto e desenvolvido neste trabalho, indicam que técnicas de CEC são ferramentas fundamentais para garantir a confidencialidade das informações.

Palavras-chave: controle estatístico de confidencialidade, microdados, risco de revelação, pesquisas amostrais domiciliares.

Banca examinadora:

Dra. Maysa Sacramento de Magalhães (ENCE/IBGE) - Orientadora

Dr. José André de Moura Brito (ENCE/IBGE)

Dr. Maurício Teixeira Leite de Vasconcellos (ENCE/IBGE)

Dr. Marcel de Toledo Vieira (UFJF)

Dra. Thaís Paiva Galletti (UFMG)

Coordenação de Pós-Graduação

Angelita Alves de Carvalho

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro