logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Tese de Ruy Lemme Cartier

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

 Defesa de Tese de Doutorado

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Tese de Doutorado intitulada: “Capacidade Estatística: modernização tecnológica a serviço de quem?

Aluno: Ruy Lemme Cartier

Data: 14 de Fevereiro de 2023 – Terça-Feira

Horário: 14h00m

Localhttps://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=mdef43e9bc1e1a6b96cb325eda2ff9d17

Senha da reunião: dqCpCPMg958

Resumo Tese: Esta tese busca apreender as estatísticas oficiais em uma abordagem que supere o paradigma positivista e as considerem dentro do campo da economia política e, portanto, sujeita às correlações de força e interesse de diversos atores. Trazendo para o debate as determinações contemporâneas e o paradigma neoliberal, nos quais estas relações estão inseridas, o objetivo deste trabalho é, crítica e reflexivamente, pensar como a ampliação da capacidade estatística está sendo operacionalizada e mediada pelas organizações multilaterais e países centrais. Tal mediação se dá, prioritariamente, a partir de determinadas agendas e programas que, tanto nos discursos como nas práticas, buscam a ampliação do setor privado como solução para o desenvolvimento dos países periféricos. Estas ações se dão a partir de uma justificativa da modernização da infraestrutura e do financiamento em diversos setores governamentais que colocam, equivocadamente, o setor privado como ator central, principalmente multinacional. No campo da Estatística Oficial, quando replicadas, exacerbam a perda da soberania nacional, perda da ênfase dos benefícios sociais decorrentes de um Estado voltado para a coletividade e ampliação da racionalidade de mercado para as ações relacionadas à capacidade estatística.

Palavras-chave: Estatísticas Oficiais. Capacidade Estatística. Organismos Multilaterais. Neoliberalismo. Agendas de Desenvolvimento.

Banca examinadora:

Dr. Paulo de Martino Jannuzzi (ENCE/IBGE) - Orientador

Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (ENCE/IBGE)

Dra. Letícia de Carvalho Giannella (ENCE/IBGE)

Dr. Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC)

Dra. Christiana Soares de Freitas (UNB)

Coordenação de Pós-Graduação

Angelita Alves de Carvalho

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro